Em meio ao aumento da concorrência, inclusive com métodos de pagamento como o Pix, a Mastercard vem diversificando seus negócios para além do mundo de cartões. A companhia prevê que, em 2025, metade de sua receita líquida no Brasil será oriunda de serviços adicionais, o que inclui soluções de dados e analytics, antifraude, consultoria, entre outras.
“Estamos bem avançados no Brasil na agenda além dos cartões”, comentou Marcelo Tangioni, presidente da empresa no país, em encontro com jornalista nesta quinta-feira (29). De acordo com o executivo, a penetração de serviços é maior na operação brasileira em comparação com outros mercados. Globalmente, essa linha de negócios representa cerca de um terço da receita da companhia.
Para desbravar novos serviços, a Mastercard já investiu US$ 7 bilhões em aquisições de empresas de tecnologia nos últimos anos, citou Marcelo. O número é 40% maior do que os US$ 5 bilhões informados pelo executivo em dezembro de 2022, quando também reuniu jornalistas para falar sobre o balanço do ano e as novidades para 2023. “Continuamos muito engajados”, disse ele.
No mercado local, a empresa desenvolveu a plataforma que viabiliza o programa de fidelidade do McDonald’s, o “Meu Méqui”, lançado no fim do ano passado. Além disso, outros exemplos são a participação da Mastercard no piloto do Drex, o real digital, e soluções de gestão e prevenção a fraudes no mundo das criptomoedas. “E tem também o Shopping Muse, que é uma solução de personalização de ofertas que utiliza inteligência artificial.”
Pagamentos
Em pagamentos, a Mastercard vem ganhando participação de mercado no cenário brasileiro. “Em 2023, conseguimos expandir ainda mais. Foi o ano em que mais crescemos em market share no Brasil se considerarmos os últimos cinco anos”, afirmou Marcelo, que comanda o negócio local desde setembro de 2022.
Com a evolução do Pix, que roubou uma fatia importante dos cartões de débito, as bandeiras agora querem um pedaço desse bolo. No caso da Mastercard, isso passa pela oferta de serviços em torno do ecossistema de pagamentos instantâneos, disse Leonardo Linares, vice-presidente sênior de produtos e soluções da Mastercard no Brasil, ao resposta ao Finsiders Brasil.
“São soluções de antifraude ou que melhoram a experiência de identificação do cliente. Por exemplo, quando vai cadastrar uma chave Pix, temos soluções para o onboarding, o ‘know your customer’ [KYC, ou ‘conheça seu cliente’]. São áreas que estamos olhando para ter mais força”, mencionou o executivo.
Alta renda, PMEs e contas globais
Ao mesmo tempo, a Mastercard aprofundou parcerias com grandes players em 2023, a exemplo de Itaú Unibanco e Nubank, citou Marcelo. No caso do primeiro, os esforços foram para ampliar a atuação na alta renda. Já com o banco digital do cartão roxo, o foco foi expandir para novos segmentos, como alta renda e pequenas e médias empresas (PMEs).
Em relação a novas parcerias firmadas no ano passado, o executivo exemplificou com o lançamento das contas globais de Santander e XP. Outro caso foi o cartão de crédito da gigante norte-americana Amazon, que fez a estreia desse produto no Brasil em agosto de 2023.