EMPRESAS

Celero fecha parceria com Caixa para gestão financeira PJ

Fintech vai integrar sua tecnologia ao atual gerenciador PJ do banco público; objetivo é atender mais de 1,6 milhão de empresas

Diretores Celero
Da esq. para a dir., Eduardo Machado (CTO), João Augusto Betenheuzer (CRO), João Tosin (CEO), Pedro Chaves (COO)/Celero | Imagem: divulgação

A fintech curitibana Celero, que oferece soluções de gestão financeira empresarial em conexão com instituições financeiras, fechou uma parceria estratégica com a Caixa Econômica Federal. O objetivo é “repaginar” o gerenciador PJ do banco público, integrando uma ferramenta que conecta dados via Open Finance e utiliza Inteligência Artificial (IA). A solução deve atender mais de 1,6 milhão de empresas clientes da instituição.

A Celero foi a escolhida em uma das chamadas de startups realizadas em 2024 pela Caixa. De acordo com João Augusto Betenheuzer, co-fundador e diretor de Receitas (Chief Revenue Officer, CRO), o contrato com a Caixa foi assinado no início deste ano. O projeto já está em desenvolvimento. A previsão é de que a nova versão do gerenciador financeiro PJ seja lançada ainda em 2025. “E lançaremos em produção, não é um piloto”, disse João, em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (20/3).

Com o consentimento das empresas, a tecnologia da Celero utiliza IA para classificar e organizar o fluxo de caixa, consolidando dados para oferecer insights financeiros. Além disso, a plataforma integra serviços como emissão e gestão de boletos, notas fiscais e pagamentos diretamente pelo aplicativo e site do banco. O objetivo é permitir que os empresários tomem decisões mais assertivas e foquem no crescimento de seus negócios.

“A Caixa já possui um gerenciador financeiro voltado para empresas. Nosso papel será transformar essa experiência com inteligência financeira, agregando nossa expertise em gestão, categorização de informações e visão unificada das contas do cliente”, afirmou o empreendedor.

Crédito

A ideia da Caixa é atender diversos perfis de clientes de sua base PJ. “Essa parceria representa um grande avanço na oferta de soluções digitais para empresas de todos os tamanhos, proporcionando mais autonomia e eficiência na gestão financeira”, disse em nota Renan Correia Martino, diretor executivo de Clientes, Canais, Dados e Inovação do banco.

Além de facilitar a gestão financeira do público PJ, a solução também permitirá à Caixa um melhor entendimento do fluxo de caixa das empresas, disse João. Isso pode resultar em ofertas de crédito mais precisas e adequadas à realidade de cada cliente. “O principal desafio para qualquer linha de crédito PJ é ter informações confiáveis para fazer essa oferta. Como concentramos e organizar todos os dados, inclusive via Open Finance, conseguimos fornecer um verdadeiro raio-X da empresa. Isso torna a análise de crédito muito mais assertiva”, explicou João.

Pivotagem

Fundada em 2016 como uma solução de departamento financeiro online para pequenas e médias empresas (PMEs), a Celero pivotou seu modelo de negócio há três anos. Como parte de uma parceria com a Visa, passou a atuar com soluções para instituições financeiras que atendem empresas. A fintech oferece uma tecnologia de gestão financeira empresarial (BFM, na sigla em inglês) que “bebe da fonte” de dados do Open Finance e usa IA e machine learning.

Além do acordo com a Caixa, a Celero atende o sistema cooperativo Sicredi desde 2023. Conforme João, a expectativa é anunciar outros três projetos em breve. Nos últimos dois anos, a Celero quintuplicou seu faturamento e projeta um crescimento de 12 vezes nos próximos dois anos, impulsionada pela parceria com a Caixa e outras em andamento.