O Itaú Unibanco fechou a compra de 15% da NeoSpace, startup com foco no desenvolvimento de modelos fundacionais de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) para o setor financeiro. O banco investiu US$ 15 milhões, liderando a captação de US$ 18 milhões feita pela empresa. A rodada teve, ainda, a participação de quatro investidores-anjos: Micky Malka (Ribbit), Martin Escobari (General Atlantic), Nigel Morris (QED) e Hans Morris (NYCA).
O negócio inclui também um acordo comercial entre Itaú e NeoSpace. O objetivo é usar os modelos base da startup e desenvolver em conjunto produtos exclusivos para embarcar na experiência digital do Itaú. Segundo o banco, a ideia é alavancar a personalização de soluções, produtos e serviços para clientes do varejo.
A NeoSpace foi fundada no ano passado pelo trio Bruno Pierobon, Felipe Almeida e Gustavo Debs. Eles criaram a Zup Innovation, empresa de tecnologia cujo controle foi adquirido pelo Itaú em 2020. A NeoSpace tem como diferencial a criação de modelos de linguagem especializados e verticais, com foco em setores com alto volume de clientes (financeiro, telecom e varejo).
“Nossos modelos são desenvolvidos para compreender profundamente as necessidades e comportamentos dos clientes, identificar oportunidades de personalização, além de alavancar a eficiência operacional. Essa abordagem não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também impulsiona a otimização dos processos de negócio, gerando resultados concretos e mensuráveis”, afirmou Bruno Pierobon, fundador da NeoSpace, em nota.
Com a parceria, o Itaú diz que terá condições de aprimorar e complementar a forma como utiliza ferramentas conversacionais para sugerir insights sobre a gestão de finanças, baseado no histórico ou interesse de cada ciente, por exemplo. Além disso, os produtos desenvolvidos pela NeoSpace exclusivamente para o banco poderão agilizar o processo e aperfeiçoar a gestão e modelagem de crédito do banco, dentre outras possibilidades.
‘Nova era da experiência’
De acordo com Ricardo Guerra, Chief Information Officer (CIO) do Itaú, o banco vem evoluindo no que ele chama de “nova era de experiência”. E esse movimento agora se fortalece com o investimento na NeoSpace. “Isso nos permitirá criar soluções exclusivas, ainda mais preditivas, contextualizadas e hiperpersonalizadas, impactando diretamente no engajamento e na autonomia financeira de nossos clientes.”
O Itaú afirma ter mais de mil modelos aplicados de IA. Especificamente em GenAI, são mais de mais de 400 casos de uso e mais de 450 profissionais diretamente ligados a essa frente. Em novembro de 2024, o banco lançou a Inteligência Itaú, solução conversacional própria que auxilia clientes em necessidades transacionais e de gestão financeira.