
A Omie, plataforma de gestão empresarial (ERP) na nuvem, decidiu aderir à tendência das jornadas conversacionais. A partir de agora, o sistema da empresa de Marcelo Lombardo e Rafael Olmos passa a ter uma integração com o WhatsApp, o aplicativo mais usado no Brasil, conforme diversas pesquisas.
A funcionalidade foi lançada em evento nesta quinta-feira (5/6) e está disponível por enquanto para cerca de 1 mil clientes, que vinham testando nos últimos meses. A ideia é liberar o recurso para toda a base (175 mil empresas) “nos próximos dias”, segundo Marcelo disse a jornalistas. Não haverá custo adicional para os clientes, garantiu ele.
Pelo app de mensagens da Meta, os clientes da Omie poderão operar todo o ERP, o que inclui controlar estoque, emitir notas fiscais e boletos e fazer movimentações financeiras, por exemplo. “Até uma contratação de crédito daqui a pouco, vai ser acessível via WhatsApp, conversacionalmente, por voz ou por texto”, afirmou o co-fundador e CEO da Omie, ao Finsiders Brasil. “Praticamente, qualquer coisa que você pode fazer pela tela do computador, você vai poder gradativamente fazer pelo WhatsApp.”
Rafael, co-fundador da Omie e responsável por Tecnologia (Chief Technology Officer, CTO), trouxe exemplos práticos do uso do sistema de gestão no WhatsApp. “Você está na rua, ou numa reunião, e precisa saber o saldo da conta no banco. Ou quer saber o estoque de determinado produto. Basta perguntar por mensagem de texto ou áudio”, citou. “No limite, tudo o que você tem de operação no ERP poderá fazer pelo WhatsApp.”
Novo público
De acordo com Marcelo, a novidade atende principalmente micro e pequenos empreendedores, que muitas vezes acumulam diferentes funções no negócio. “Quanto menor a empresa, maior vai ser o uso do WhatsApp, porque tem menos segregação de função. Muitas vezes, é o próprio dono que faz tudo”, disse.
Para a Omie, ter o sistema de gestão via WhatsApp significa, inclusive, atingir um novo público-alvo. “Sem dúvida, amplia a nossa base da pirâmide. Normalmente, a gente buscava ali empresas na faixa de R$ 300 mil a R$ 500 mil de faturamento anual para cima. Agora, um MEI [microempreendedor individual] que fatura R$ 50 mil por ano, já consegue consumir mais facilmente a solução”, observou.
Marcelo contou que o desenvolvimento da integração com o aplicativo de mensagens da Meta levou quase dois anos, com foco em segurança e uso das soluções oficiais da big tech e da tecnologia da AWS – divisão de computação em nuvem da Amazon. “Segurança está no pilar de tudo que a gente faz. Hoje, temos dados de 175 mil empresas que usam a Omie. Combinados, esses clientes emitem mais de R$ 30 bilhões em notas fiscais por mês.”
WhatsApp para empresas
Também presente no evento, Guilherme Horn, chefe do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, comentou que o uso das APIs da plataforma pelas empresas tem três grandes ondas. A primeira foi a migração do atendimento ao consumidor para o app de mensagens. Em seguida, veio a integração do CRM ao WhatsApp. Esse movimento exigiu atenção redobrada da companhia para evitar a disseminação de mensagens de spam. “Agora, a terceira onda é o uso do WhatsApp no core business [negócio principal] das empresas, no transacional, no que realmente tem valor para os clientes.”
API é a sigla em inglês para interface de programação de aplicações, que permite troca de informações entre diferentes sistemas. CRM, também do inglês, se refere às soluções de gestão do relacionamento com o cliente.
Segundo Guilherme, o WhatsApp deixou de ser um canal de comunicação e se transformou em uma plataforma de negócios para as empresas. A intenção do aplicativo de mensagens, no entanto, não é virar um super app, a exemplo dos chineses WeChat e Alipay. “Estamos vendo o WhatsApp engolir os apps. Não que seja uma estratégia nossa, mas estamos vendo isso acontecer”, afirmou ele.
‘Chama no Zap’
Conforme dados da plataforma Statista, o Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo, com 147 milhões de usuários. Por aqui, grandes bancos, fintechs e bancos digitais investem em assistentes que utilizam Inteligência Artificial (IA) para fazer transações sem sair do aplicativo de mensagens. Um exemplo é o Jota, que tem como alvo justamente pequenas e médias empresas (PMEs).
Para a Omie, o lançamento de hoje é apenas o começo de sua “conversa” na interface do app de mensagens. “Nós vamos levar muito mais coisa aqui para dentro do WhatsApp. Desde a contratação do software, onboarding, treinamento. Tudo vai poder, ao longo do tempo, fazer via WhatsApp”, disse Marcelo.
Fundada em 2013, a Omie vem fazendo diversos movimentos na frente de soluções financeiras nos últimos anos. No mais recente deles, a empresa passou a operar como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) via Pix no Open Finance. A Omie tem licença de Instituição de Pagamento (IP) junto ao Banco Central (BC) desde julho de 2023, conforme revelou o Finsiders Brasil.