[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.7″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified”]
Não é só o agro que é pop. Seguro parece ter caído no gosto dos investidores. A tese é de que há muita oportunidade a se explorar num setor tradicional e cheio de processos burocráticos. Quem já passou por um sinistro, sabe do que estou falando. Tanto é que as insurtechs vêm tentando aproveitar algumas dores do mercado.
Os números deixam clara essa tendência. Neste ano, até agora, foram investidos US$ 49 milhões em insurtechs no país, num total de nove deals, segundo dados levantados pela empresa de inovação Distrito. Em 2020, o volume de investimentos somou US$ 92 milhões (nove deals), cifra mais de três vezes superior ao que fora registrado (US$ 28 milhões em dez transações) em 2019. Um ano antes, o segmento tinha movimentado apenas US$ 4 milhões (cinco operações); em 2017, US$ 1 milhão (três transações).
Em 2021, um destaque foi o aporte de US$ 8,2 milhões recebido em maio pela 180º Seguros, fundada por Alex Körner (ex-Santander e Mapfre), Franco Lamping e Mauro Levi D’Ancona (ambos ex-Nubank). No captable, a insurtech já tem nomes como Canary, Dragoneer e Rainfall.
Neste mês, foi a vez da recém-fundada Darwin, de Carlos Alberto Souza Barros (ex-sócio da Stone) e Firmino Freitas (ex-sócio da RGS Partners), que levantou um seed money de R$ 11 milhões com os VCs Invisto Capital e Duxx, além de investidores-anjo como Felipe Affonso, ex-diretor do Softbank Brasil; Antonio Lemos, ex-CEO da Unidas; Ricardo Bechara, ex-CEO e fundador da Rappi Brasil, Fernando Julianelli, CEO da Stockcar; e Enrico Ventura, ex-diretor-geral na Bradesco Seguros Auto/RE.
Outras insurtechs também fizeram rodadas de investimento nos últimos meses. Caso de 88i e a Mutuus, por exemplo. Já a Thinkseg, de André Gregori — insurtech pioneira no país com o seguro pay per use — se prepara para fazer listagem direta de ações em Nova York. A operação de venda de cotas será concluída em setembro.
O mercado está realmente aquecido para as insurtechs. Tanto é que a Creditas resolveu fortalecer seus ecossistemas com a compra da Minuto Seguros, uma das primeiras corretoras online de seguros, fundada por Marcelo Blay há dez anos. A fintech não é a única a se interessar por seguro.
A tendência é de “embedded insurance”, na onda do “embedded finance”. Ou seja, embutir produtos de seguros na oferta das plataformas digitais. O Mercado Pago fechou acordo com a Pitzi para seguro de celular no app. O Guiabolso (recém-comprado pelo PicPay) tem parceria com a Icatu (a Creditas também em previdência privada).
“A digitalização dos serviços em geral e o afrouxamento das leis regulatórias permitiram que praticamente qualquer empresa pudesse ‘embutir’ a oferta de seguros em sua vitrine de produtos”, escreve o Distrito em sua newsletter Inside Fintech News. Além disso, o mercado segurador vem passando por um processo de transformação digital nos últimos anos, e a tendência é cada vez mais de insurance as a service, isto é, a oferta de seguros mais personalizados.
Segundo os dados do Distrito, o número de insurtechs triplicou nos últimos cinco anos. Passou de 37 em 2015 para 109 no total, no ano passado. “Se levarmos em conta que 73% da receita do mercado nacional de seguros está concentrada em apenas dez empresas, faz todo o sentido que comecem a surgir cada vez mais soluções digitais para abocanhar um pedaço desse bolo mal distribuído”, escreve a empresa.
Sem falar no Open Insurance, cujas normas já foram publicadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), além do sandbox regulatório — que está caminhando para a sua segunda turma, com edital publicado esta semana pelo órgão regulador do mercado de seguros.
Leia também:
Mutuus quer ser ‘one-stop-shop’ de seguros para PME, e acaba de fechar aporte
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]
Leia também:
[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Danylo” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||”]
Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]