Após IPO adiado, PicPay fecha compra do Guiabolso

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Depois de ter seu IPO adiado para 2023, o PicPay, plataforma de pagamentos com 55 milhões de usuários cadastrados, anunciou nesta sexta-feira (23) a compra do Guiabolso, plataforma que reúne gestão financeira, marketplace e que, recentemente, vem acelerando sua estratégia B2B, de olho na regulamentação do Open Banking.

“A aquisição visa posicionar o PicPay como protagonista do Open Banking, além de acelerar a nossa operação de marketplace financeiro, que já conta com cartão, crédito pessoal e empréstimo entre pessoas”, explica José Antonio Batista, CEO do PicPay, em comunicado à imprensa.

Com a aquisição, o PicPay passa a absorver totalmente a operação do Guiabolso, que tem 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido por meio de parceiros na plataforma. Segundo Eduardo Chedid, VP de serviços financeiros do PicPay, o negócio também está alinhado ao propósito de democratização do crédito do PicPay, uma marca importante da atuação da companhia que, assim como o Guiabolso, foi fundada em 2012.

“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”, conta Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso, e que se juntará ao time do PicPay como diretor responsável por Open Banking.

Com a operação, o PicPay também passa a ser detentor de toda essa expertise tecnológica, de inteligência de dados e de execução do Open Banking, criada pelo Guiabolso ao longo dos últimos nove anos. Além disso, a fintech tem um marketplace financeiro, com mais de dez parceiros e nomes como Creditas, BV, Digio, Icatu e Órama. Assim, o PicPay aumenta seu leque de parceiros na distribuição de cartões, empréstimos, seguros e investimentos, com grande potencial de escala por meio da oferta desses produtos a seus mais de 55 milhões de usuários cadastrados.

Nesse momento, nada muda para os usuários do PicPay e do Guiabolso. Os aplicativos continuarão operando normalmente e de forma separada, mas em breve haverá novas funcionalidades e sinergias, o que vai gerar uma melhor experiência para os clientes de ambos. O Guiabolso tem 200 funcionários (a maioria com atuação em tecnologia e dados), e todo time da fintech será integrado ao cerca de 3 mil colaboradores do PicPay.

Os fundadores do Guiabolso, Thiago Alvarez e Benjamin Gleason, assumem uma fatia minoritária no PicPay, enquanto investidores de rodadas anteriores no Guiabolso — como VEF, Kaszek, Ribbit Capital, QED Investors e IFC — deixam o captable.

Contexto

Fundado há nove anos por Thiago e seu amigo Benjamin Gleason, o Guiabolso começou como um aplicativo de gestão financeira, construiu um marketplace e, desde o ano passado, começou a permitir transferências pelo aplicativo. Do último ano para cá, a fintech lançou sua vertical B2B, com objetivo de preparar empresas para o Open Banking. Em paralelo, a empresa também vem acelerando sua expansão para América Latina – firmou um acordo com a fintech mexicana Finerio, por exemplo.

O PicPay, que estava com seu IPO nos EUA previsto para este mês, optou por adiar os planos para 2023, conforme noticiaram os sites NeoFeed e Pipeline. Segundo fontes, a empresa não atingiu o valuation esperado. Os coordenadores da oferta, Bradesco BBI, BTG Pactual, Barclays e Santander, chegaram a estipular um valuation de R$ 20 bilhões, mas o desconto foi grande para os investidores e a J&F Participações, holding da família Batista, controladadora do Picpay, não topou seguir adiante.

O IPO do PicPay era um dos mais esperados do ano no ecossistema de fintechs. A empresa vem numa toada forte de crescimento da sua base. Para se ter uma ideia, eram 10 milhões de usuários cadastrados, número que chegou a 14,9 milhões ao final de 2019 e saltou para 38,8 milhões, em dezembro de 2020.

Já os usuários ativos somavam apenas 2,6 milhões no fim de 2018, crescendo para 28,4 milhões em dezembro de 2020. No fim de março, esse número chegou a 36,6 milhões. A taxa média anual de expansão é de 231%. No ano passado, a fintech teve um volume total processado (TPV) de R$ 49 bilhões, receita líquida total de R$ 389,6 milhões e prejuízo líquido de R$ 803,7 milhões.

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

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