O Nubank não está com apetite para crescer apenas no Brasil. Muito pelo contrário. Cinco meses depois de anunciar um investimento de US$ 135 milhões em sua subsidiária mexicana, o Nu México, o banco digital fechou uma aquisição para reforçar a expansão local.
O Nu México comprou a Akala, que opera como uma Sociedad Financiera Popular (Sofipo), uma modalidade de instituição financeira no país. A transação, de valor não revelado, foi aprovada pela Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários (CNBV), principal regulador do setor bancário no país.
Com a aquisição, o neobank poderá oferecer mais do que o cartão de crédito, num movimento semelhante de ‘rebundling’ que já está em curso no Brasil. Em solo asteca, o cartão de crédito roxo foi lançado em março do ano passado.
“Fechar esta aquisição com a aprovação da CNBV e assim poder continuar com nossos planos de expansão de nosso portfólio de produtos é, sem dúvida, um marco importante para continuar crescendo no México de forma sustentável, ordenada e responsável”, disse Emilio González, diretor-geral do Nu México, em comunicado.
O objetivo é se posicionar entre os três maiores emissores de cartões de crédito no México ainda este ano, afirmou Emilio, quando o banco digital divulgou o aporte na operação mexicana. “A grande recepção que temos tido de nossos clientes nos dá a confiança necessária de que nos consolidaremos como a instituição preferida dos mexicanos”, disse na ocasião.
Avaliado em US$ 30 bilhões, o Nubank é a startup mais valiosa hoje na América Latina, soma mais de 40 milhões de clientes e está às vésperas do IPO. No mundo, entre os neobanks, só fica atrás do Revolut, que atingiu valuation de US$ 33 bilhões em julho, quando levantou US$ 800 milhões em novo aporte.
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