Nubank levanta US$ 135 milhões para investir no México

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.6″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

Um dia depois de anunciar a chegada do novo CTO, o Nubank acaba de divulgar um investimento de US$ 135 milhões em sua unidade mexicana, o Nu México. Essa é a primeira vez que a empresa levanta recursos exclusivamente para a sua operação no país latino-americano.

Do total aportado, US$ 70 milhões serão injetados pelo Nubank na operação local. Os US$ 65 milhões restantes serão financiados por J.P. Morgan, Goldman Sachs e Bank of America (BofA).

Os recursos serão destinados para três áreas chave: contratação de pessoas, desenvolvimento tecnológico e expansão do negócio local. “A grande recepção que temos tido de nossos clientes nos dá a confiança necessária de que nos consolidaremos como a instituição preferida dos mexicanos”, diz González.

“O México é um mercado estratégico para o Nubank. A população mexicana representa 20% de toda a América Latina, mas apenas 60% é bancarizada. Além disso, apenas seis bancos concentram 75% de todo o mercado local. O que aprendemos nesse último ano de operação no país é que os mexicanos desejam serviços financeiros mais humanos, transparentes e sem burocracia”, afirma David Vélez, fundador e CEO global da companhia.

O investimento marca o aniversário de um ano do lançamento do primeiro produto do Nu México em solo asteca: um cartão de crédito sem anuidade, 100% transparente e humano. Em um ano, mais de um milhão e meio de pessoas se inscreveram para ter o cartão de crédito Nu.

Segundo o banco digital, 30% dos novos clientes chegam por meio de convites feitos por outros clientes. Para se ter uma ideia, no último trimestre de 2020, o fluxo de pedidos para o roxinho asteca cresceu o dobro em relação ao trimestre anterior, uma tendência que segue se consolidando neste ano.

“Após um ano de operação, já estamos entre os cinco maiores emissores de novos cartões de crédito no país. Nosso objetivo para 2021 é nos posicionarmos entre os três primeiros”, diz Emilio González, diretor-geral do Nu México.

Ontem, o neobank divulgou a contratação do americano Matt Swann (ex-Amazon e ex-Booking) como novo CTO. Ele assume no lugar de Edward Wible, um dos fundadores do banco digital, passa a ocupar a diretoria de plataformas tecnológicas.

A movimentação não é a primeira feita pelo Nubank este ano. Sem alarde, a cofundadora Cristina Junqueira assumiu como CEO do banco digital no Brasil, no lugar do também cofundador, o colombiano David Vélez, que se tornou CEO global — uma cadeira que não existia até então no neobank, e faz todo sentido depois que a fintech abriu operação em países como Colômbia e México.

A informação, ainda não comunicada oficialmente pelo Nubank ao mercado, foi registrada na seção “eventos subsequentes” do balanço consolidado de 2020. “No dia 19 de fevereiro de 2021, a companhia reconheceu em Assembleia Geral Extraordinária a renúncia do diretor presidente, Sr. David Vélez Osorno, conforme carta apresentada, sendo conduzida ao cargo de Diretora Presidente a Sra. Cristina Helena Zingaretti Junqueira com efeitos imediatos a partir desta data.”

Cristina não tinha um cargo fixo na fintech, mas chegou a ocupar por um período a posição de COO, conforme apurou o Finsiders — há um tempo, em seu LinkedIn e nas comunicações oficiais, ela se apresentava apenas como co-founder. Suas atribuições eram chefiar áreas como marketing, comunicação e relações governamentais.

Prejuízo

As mudanças no alto escalão da fintech ocorrem num momento em que o maior banco digital do país reduziu suas perdas. Em 2020, o prejuízo líquido do Nubank foi 26% menor no ano passado, ante 2019. No total, o neobank teve perdas de R$ 230 milhões em 2020, contra R$ 312 milhões no ano anterior.

A redução das perdas já tinha sido observada no balanço do primeiro semestre, quando a fintech viu o prejuízo líquido cair 32%, para R$ 95 milhões. Como a empresa tem reiterado há algum tempo, operar com prejuízo faz parte da estratégia de crescimento do negócio.

Já o número de clientes saltou 68% entre 2019 e 2020, chegando a 33 milhões, o que representa uma média de 36 mil novos clientes por dia. Há poucos dias, o Nubank ultrapassou 35 milhões de clientes, sendo 21 milhões que possuem o cartão de crédito roxinho e 32,5 milhões, a conta digital.

Vale lembrar que, em 2020, o Nubank fez três aquisições (Easynvest, Cognitect e Plataformatec) e deu início à sua operação na Colômbia. Outro movimento foi a entrada no mercado de seguros, com o lançamento do produto de vida, em parceria com a Chubb.

Ainda no ano passado, o banco digital levantou US$ 300 milhões e, em janeiro de 2021, recebeu sua rodada Série G de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões), atingindo valuation de US$ 25 bilhões.

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Danylo” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||”]

Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]