[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.11.4″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” global_colors_info=”{}”]
A tendência do banking + consumo ou e-commerce, combinado com mudanças no posicionamento de marketing, ajudou o resultado trimestral de mais um banco.
O Pan, controlado pelo BTG Pactual, informou nesta quinta-feira (3) que registrou um lucro líquido de R$ 191 milhões no terceiro trimestre deste ano, aumento de 12% na comparação com igual período do ano passado. Mas uma queda de 5% contra o segundo trimestre. No acumulado do ano até setembro, somou R$ 584 milhões, crescimento de 20,5% em um ano.
Ao mesmo tempo, sua base de clientes mais do que dobrou em um ano e atingiu 15,2 milhões de clientes. O lançamento de novos produtos contribui para o engajamento, além da parceria firmada com o Luciano Huck, o que ajudou a levar os clientes ativos para 52% da base.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado do trimestre. Tivemos uma média diária de 52 mil novos clientes, aumento do nosso engajamento, maior diversificação de receitas e lançamentos de novos produtos e serviços. Isso reforça o nosso compromisso de oferecer uma plataforma digital completa”, afirma Carlos Eduardo Guimarães (Cadu), CEO do Banco Pan, em nota.
Entre as novidades do trimestre estão o lançamento da antecipação do saque aniversário do FGTS (em julho), atingindo R$ 1,5 bilhão de carteira em setembro; a contratação da maquininha TurboPAN, consignado e car equity; e a aquisição da Mobiauto, plataforma digital independente para comercialização de veículos do Brasil, com 4,6 milhões de acessos mensais e 78% de fluxo orgânico.
Com um time de 800 profissionais, essas movimentações permitiram ao Pan atingir 214 milhões de acessos ao aplicativo e um volume total transacionado de R$ 13,8 bilhões no terceiro trimestre, crescendo 89% na comparação trimestral e aumento de 6x em um ano.
A carteira de crédito total do banco avançou para R$ 33,262 bilhões, um avanço de 31% em 12 meses e 3% na comparação trimestral.
O indicador de inadimplência, acima de 90 dias, passou de 5,4% para 5,8%, reflexo, segundo a institição, da evolução do mix do portfólio para produtos com mais margem.
O patrimônio líquido consolidado totalizou R$ 5,676 bilhões em setembro de 2021, frente aos R$ 5,559 bilhões em junho de 2021 e aos R$ 5,221 bilhões em igual período de 2020.
Futuro concorrido
Os resultados do Pan não contam ainda com a aquisição da Mosaico — dona de Buscapé, Bondfaro e Zoom –, anunciada há um mês. Para o banco, com isso, a instituição cria “a maior e mais completa plataforma de banking e consumo do Brasil”. Os sites do Mosaico registram um acesso mensal de mais de 22 milhões de usuários.
“As operações da Mosaico e Mobiauto, além de serem importantes para a ampliação do nosso negócio, trazem também um time de alta performance com skills complementares”, diz Cadu, na nota.
Mas a corrida entre os bancos digitais tem tudo para se manter mais acirrada, ainda mais que o Black Friday se aproxima.
Pensando nisso, também hoje, o next anunciou o lançamento do seu próprio marketplace.
O Inter, eu seu último balanço, mostrou o quão avançado está sua tese de banking e ecommerce. O banco apresentou um lucro líquido consolidado de R$ 19,246 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 5,5% na comparação com o trimestre imediatamente anterior e uma reversão do prejuízo registrado em igual período de 2020, de R$ 8,060 milhões.
O Agi (antes Agibank), também vai divulgar ainda neste mês os resultados do terceiro trimestre, impulsionados pelo seu marketplace, lançado no final do primeiro semestre.
Leia também:
Banking + marketplace: a receita do Inter para lucrar mais um trimestre
Para PMEs, super apps e marketplaces vão ditar futuro do setor bancário
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]
Leia também:
[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Giovanni” _builder_version=”4.9.10″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Giovanni-Porfirio-Editor.png” title_text=”Giovanni-Porfirio-Editor” url=”https://www.linkedin.com/in/giovannipjacomino/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||” global_colors_info=”{}”]
Giovanni Porfírio é jornalista com cinco anos de carreira, foi editor web no Startupi antes de chegar ao Finsiders. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduando em Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade na Faculdade Cásper Líbero (FCL), teve passagens, ainda, por RICTV Record Londrina e Folha de Londrina.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]