Para PMEs, super apps e marketplaces vão ditar futuro do setor bancário

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A maioria das pequenas e médias empresas (PME) brasileiras acreditam que os super apps, marketplaces e novos canais de e-commerce vão ditar as tendências do setor bancário no futuro. É o que aponta um levantamento feito pelo banco digital BS2.

Conforme a pesquisa, oito em cada dez (81%) entrevistados creem que heverá um fortalecimento e crescimento dos super apps, enquanto 80% acham que os marketplaces continuarão crescendo mesmo com fim da pandemia.

Para 78% dos pequenos negócios ouvidos, o sistema bancário será totalmente integrado, enquanto 77% entendem que os bancos que não se modernizarem em processos operacionais e administrativos terão dificuldades em se manterem competitivos.

O levantamento apontou, ainda, que a maior fatia (70%) das PMEs que utilizam serviços de bancos digitais abriram suas contas há três anos ou menos. Enquanto isso, 62% dos entrevistados que só possuem contas nos bancos tradicionais afirmaram ter interesse em utilizar os serviços das instituições digitais. Esse percentual chega a 71% na região Nordeste.

Sobre os critérios que fariam as empresas mudarem de banco, os empresários e gestores apontaram menores tarifas, agilidade no atendimento, rentabilidade e fácil utilização de aplicativo ou plataforma.

O levantamento também traz um panorama da visão dos executivos sobre o principal fator para a modernização do sistema bancário. Mais de três quartos (79%) das PMEs ouvidas veem relação entre o avanço das inovações bancárias e surgimento dos bancos digitais. Para 76% deles, a agilidade nos processos bancários também teve influência dos novos bancos. Outros 78% acreditam que inovações como o Pix e Open Banking contribuíram para as transformações no setor.

Oito a cada dez empresas apontaram a rapidez na solução de problemas e no atendimento a qualquer hora do dia como as principais influências do modelo digital, assim como a desburocratização do sistema.

Quando questionados sobre os principais avanços das instituições financeiras nos últimos cinco anos, as PMEs apontam: a maior velocidade nas transações financeiras (35%); aplicativos mais rápidos e completos (35%) e maior automação dos processos e melhor atendimento nos canais digitais (29%).

“Essa transformação foi primeiro percebida na pessoa física e agora começa a ficar evidente para as pessoas jurídicas, em especial para as PMEs que representam a maior parte das empresas no país”, afirma Breno Guelman, executivo do BS2.

Durante a pandemia, quase metade (47%) das PMEs dizem que sua relação com os bancos mudou nesse período. A região Sul é onde a maioria (57%) das companhias viu esse impacto, enquanto nas regiões Centro Oeste e Norte, o número cai para 42%.

Durante o período, a abertura de conta em bancos digitais pela agilidade e facilidade (43%), além do acesso a outros serviços (40%), foram as principais mudanças relatadas pelas empresas. Outro motivo citado para migração entre bancos foi o valor abusivo das tarifas (28%).

Além da mudança de banco, também houve impacto na utilização de produtos e serviços. Um terço dos entrevistados afirma que a empresa realizou um downgrade no plano de serviços (29%), enquanto outros (22%) realizaram a contratação de mais serviços bancários desde março de 2020.

A pesquisa ouviu mais de 400 pessoas, líderes de pequenas e médias empresas de todo o país, entre os dias 24 de junho e 13 de julho.

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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

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