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O banco digital alemão N26 está fechando uma parceria com a GFAI, plataforma de planejamento financeiro e de carreira, em mais um movimento para se posicionar como uma fintech que tem como foco a saúde financeira dos clientes. A informação sobre o acordo foi divulgada com exclusividade ao Finsiders.
A parceria contará com a participação de cerca de 200 pessoas, dentre as 2 mil já escolhidas para o programa Insider, desenvolvido para ajudar a cocriar o produto/aplicativo que será lançado ao longo deste ano pelo N26.
Autodenominada ‘fincare’ (já tinha ouvido falar nessa?), a N26 tem o propósito de ajudar a melhorar a relação do brasileiro com o dinheiro, indo além do simples oferecimento de crédito em casos de pagamento de dívida, por exemplo. A parceria se encaixa nesse objetivo, com o foco de criar e refinar ferramentas de planejamento financeiro.
“Percebemos que um bate-papo pode ficar somente na superfície do problema. Queremos ir a fundo para descobrir todas as dores da pessoa”, diz Eduardo Del Guerra Prota, general manager do N26 no Brasil. “Essa parceria permite unir a tecnologia com a experiência do atendimento”, acrescenta Leanderson Reis, sócio-fundador da GFAI.
Ainda neste mês, a N26 vai abrir inscrições para as consultas com planejadores financeiros da rede GFAI exclusivamente para os que chama de “insiders”. A comunicação acontecerá por e-mail e pelo próprio app e as vagas são limitadas. A seleção será por ordem de chegada.
Após este processo, planejadores conversarão com as pessoas selecionadas. Serão dois modelos de consulta, “como uma consulta médica”, nas palavras de Leanderson: uma única com diagnóstico sobre a saúde financeira do “insider” e um plano de ação; e um modelo de três consultas, que envolve não só o plano de ação, mas também um acompanhamento dele.
Os executivos informaram que a parceria está prevista para acontecer enquanto durar o programa Insider.
Sem muita pressa
Eduardo comenta que, para iniciar as operações no Brasil, a empresa está construindo tudo do zero. Na visão dele, o país passa por uma melhora na relação dos bancos com seus clientes, o que falta agora é saber lidar com o dinheiro. Desta forma, o foco, neste momento, está em aperfeiçoar o produto de acordo com essa nova realidade.
Ainda de acordo com o executivo, a parceria vai ajudar a fintech no lançamento de dois produtos.
Um deles será trazer para o Brasil o chamado ‘Spaces’, espécie de “caixinhas” onde se “guarda” dinheiro para fins específicos. É como uma poupança, que quando quiser utilizar para o objetivo, é necessário resgatar e pode contar ou não com rendimentos.
Em sua plataforma, a GFAI já sugere esse modelo, e é possível encontrar o recurso também disponível em aplicativos de bancos digitais como o Neon e do next, para ficar em alguns exemplos.
Outro produto é um cartão com “múltiplas” funções. Com ele, os usuários deverão ter maior clareza de quanto gastam com delivery, assinaturas ou deslocamentos, por exemplo. Na prática, poderá criar um cartão para cada finalidade e segmentar os gastos. Tudo vem em uma só fatura.
Concorrência
Se de um lado não será fácil atuar como um banco digital no Brasil, tendo nomes como Nubank, C6 Bank e Inter empenhados em conquistar e engajar seus milhares de clientes, do outro lado, fintechs estão também de olho em como ajudar nessa relação das pessoas com o dinheiro, ainda com o Open Banking criando condições para isso.
O próprio Nubank, em novembro do ano passado, confirmou a aquisição da fintech Olivia, que oferece uma tecnologia proprietária a qual utiliza inteligência artificial (IA) para aprender os padrões de gastos dos usuários e, assim, ajudar as pessoas a economizar dinheiro, além de dar recomendações sobre como guardar e investir mais.
Claro que uma parceria com a GFAI — com quase dez anos de mercado, e mais de 7 mil famílias já impactadas — tem vantagem. Mas, mesmo neste caso, não faltam concorrentes, como N2, Vista, Meu Patrimônio, Plano, Fiduc, entre outras. Cada uma com modelo diferente. Ganha o consumidor.
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Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor
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