Sinqia avança em soluções 'full banking' em parceria com startup Quadra

Um conteúdo Sinqia

Historicamente, o setor financeiro é um dos que mais investem em tecnologia. Em 2020, os bancos dedicaram um orçamento de R$ 25,7 bilhões para a área, um montante 8% maior em relação a 2019, conforme pesquisa anual realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com a consultoria Deloitte. Para se ter uma ideia, em 2017, o volume investido pelo setor em tecnologia era de R$ 19 bilhões.

Apesar do ritmo crescente de desembolsos em tecnologia, as empresas do setor financeiro – incluindo bancos, corretoras de investimento e gestoras de recursos – ainda sofrem com legados e falta de integração entre os sistemas. Em um cenário de maior competição com startups e fintechs, mas também colaboração com esses novos entrantes, não há dúvidas de que é fundamental ter agilidade e plataformas de alta performance, seguras e com tecnologia de ponta.

Com a implementação do Open Finance e, consequentemente, o compartilhamento de dados dos consumidores (sempre com consentimento) entre as instituições financeiras, a adoção de novas soluções e ferramentas se torna ainda mais essencial, desde o back-office até o front-office.

De olho nessa demanda, a Sinqia – principal provedora nacional de tecnologia e inovação para o setor financeiro – acaba de firmar uma parceria com a Quadra Softworks, startup de tecnologia que oferece soluções para o mercado financeiro, com infraestrutura moderna e própria, e tecnologia de ponta que possibilita a simplificação de tarefas de alta complexidade.

O contrato foi assinado recentemente, e as atividades começam a ser executadas em março. A ideia é aproveitar a complementaridade entre as soluções de ambas as companhias. Assim, as áreas de vendas das duas empresas vão atuar em conjunto, oferecendo um portfólio de produtos mais completo para instituições financeiras em todo o Brasil.

“O principal objetivo é ofertar uma solução ‘full banking’ para o mercado, com as melhores soluções de back-office, gerenciamento de risco, informações gerenciais e precificação de ativos, controlando de forma integrada todas as posições da instituição financeira”, explica Pedro Oliveira, diretor de vendas da Quadra. “Com a parceria, conseguiremos entregar uma solução para o mercado que nenhuma empresa nacional conseguirá.”

Para o mercado, os benefícios são inúmeros e incluem a redução da quantidade de fornecedores e do custo de Opex, com a contratação da solução integrada da Sinqia e Quadra.

“A sistematização de toda a operação bancária não apenas reduz os custos e melhora os resultados, mas também transforma a lógica do trabalho”, aponta o CEO da Quadra, Douglas Alencar Gentil.

Entre as sinergias que podem ser capturadas a partir do acordo estão, claro, o ‘cross-selling’ das carteiras, mas também o ‘up-selling’ das soluções de investimentos, as ofertas ‘full banking’ e, ainda, a redução de ‘gaps’ funcionais da plataforma de investimentos da Quadra, afirma Douglas.

A Sinqia, como o leitor sabe, é líder em softwares e inovação para o setor financeiro, com mais de 500 clientes em sua carteira. Desde 2005, executa uma estratégia de consolidação que resultou na liderança do setor após 23 aquisições. É uma das empresas que mais crescem no Brasil e desde 2017 é eleita como uma das 100 maiores fintechs do mundo, de acordo com a consultoria IDC.

Já a Quadra, fundada em 2019, é uma startup que nasceu da associação entre analistas de sistemas, administradores e analistas de negócios que perceberam a ausência de integração entre as posições e informações de grande parte das instituições financeiras.

Com um framework proprietário, as soluções oferecidas pela empresa beneficiam diferentes áreas das companhias no setor financeiro, tais como planejamento, tesouraria, controladoria, ALM, risco de mercado, comercial e product & control. No portfólio, a Quadra possui atualmente 12 clientes, entre eles, os bancos ABC Brasil, Scotiabank, Credit Agricole e ABN Amro.





    Conheça a solução da Sinqia