A unico, IDTech de soluções de identidade digital, anuncia o lançamento do token biométrico, que simplifica e torna mais seguras transações como Pix. Disponibilizada inicialmente para o setor financeiro, a tecnologia já chega ao mercado testada em mais de nove milhões de transações e com 97% de eficácia na primeira tentativa de captura.
Além do Pix, hoje o meio de pagamento mais popular do Brasil, o token biométrico vai melhorar a experiência do consumidor final ao agilizar fluxos de forma segura e evitar fraudes. Durante a fase de testes, a solução reduziu em quatro vezes as chances de um consumidor desistir de um processo antes de chegar ao seu fim, quando comparado aos processos que não usam a tecnologia — como senhas, solicitação de documentos ou outros tipos de tokens.
No dia a dia, vai substituir os complexos processos de tokens e senhas para confirmar transações. Entre os usos já testados no setor financeiro, o token biométrico ajudará a simplificar a recuperação de acessos quando a pessoa esquece uma senha; recuperação ou troca de dispositivo como aparelhos celulares; solicitação de envio de novo cartão; cadastro de chave Pix; transações bancárias de valores mais altos; pagamento com face em loja física; revalidação de cadastro, entre outras.
“As pessoas estão afundadas na complexidade de dezenas de devices, gadgets, apps, contas, logins, senhas, o que gera fricção, insegurança e também um ambiente propício a fraudes de todo tipo, especialmente em transações financeiras. A experiência precisa ser mais fluida, sem abrir mão da segurança. O rosto de cada pessoa é único e é sua melhor identidade digital atualmente”, explica Diego Martins, CEO da unico.
Apenas uma selfie
As empresas usam o fator de autenticação para garantir mais segurança e menos risco financeiro para os clientes, e também para melhorar a experiência do consumidor final.
O que a tecnologia da unico faz é confirmar a identidade do usuário por meio da biometria do seu rosto, ao comparar a selfie do momento da transação com a selfie tirada ao realizar o cadastro na abertura da conta.
O processo leva poucos segundos, elimina etapas como abrir um autenticador para digitar um código, ou receber um token por sms ou email, processos vistos pelo consumidor como cada vez mais inseguros e burocráticos.
De acordo com a Pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, quando perguntados quais meios de autenticação consideram menos seguros, os brasileiros apontam a senha em primeiro lugar (27%), o que mostra que um grande percentual da população não confia nas senhas. Na sequência, o meio de autenticação menos seguro seria o envio de token por SMS (23%) e pelo reconhecimento de voz (16%).
A unico foi pioneira no score biométrico, na autenticação de identidade, é a IDtech líder no mercado brasileiro, e investe em tecnologia proprietária para transformar e fortalecer a relação das pessoas e as empresas.
Todos os meses, a empresa autentica a identidade de quase 25 milhões de pessoas. Desde 2019, 34 milhões de brasileiros abriram contas em bancos digitais e fintechs graças à autenticação de identidade biométrica da empresa.
Conheça a solução da unico