Data is money: dWallet, da DrumWave, chega ao mercado em outubro

A dWallet é a ponta do iceberg de um ecossistema idealizado pela DrumWave, empresa brasileira que é um misto de fintech e big tech

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png” global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”Linha” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” global_colors_info=”{}” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.17.4″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” global_colors_info=”{}”]

A primeira carteira virtual de dados “monetizáveis” chega ao mercado brasileiro no dia 15 de outubro para transformar informação em moeda. A dWallet é a ponta do iceberg de um ecossistema idealizado pela DrumWave, empresa brasileira de alta tecnologia – um misto de fintech e big tech – que nasceu em Palo Alto, na California, há sete anos.

Seu sócio fundador, André Vellozo, e o presidente da empresa, Fernando Teles – que foi country manager da Visa no Brasil por cinco anos, até 2021 – apresentaram o produto nesta semana em São Paulo a uma plateia de potenciais clientes, conforme mostra reportagem do portal Fintechs Brasil, parceiro de conteúdo do Finsiders.

Segundo Vellozo, será possível a pessoas e empresas “vender” suas informações a terceiros em vez de apenas consentir seu uso de graça. “Tudo o que a gente faz todo dia, e o que não faz também – até dormindo – gera dados. Para a DrumWave, monetizar dados não é comprar e vender data service; é dar para os dados três coisas: divisibilidade, transportabilidade e resistência a fraudes. Tudo isso é característica de moeda”.

O executivo lembra que hoje as pessoas podem fazer o que quiserem com seu dinheiro, mas com seus dados, nada. A dWallet chega para mudar esse cenário ao permitir ao usuário conectar, estocar e compartilhar seus dados com ofertas simplificadas e gratuitas. Para garantir autenticidade dos dados, a DrumWave usa três camadas de algoritmos, batizado de DIM – data, information e meaning (dado, informação e significado). “Dado não auditado não pode ser monetizado”, diz.

Leia também: “Data cap é o novo market cap”, diz André Vellozo, CEO da DrumWave

O ecossistema arquitetado pela DrumWave vai permitir ao usuário organizar, autenticar e vender seus dados a terceiros, e inclui desde uma parceria com a IBM – que entra com Inteligência Artificial, hospedagem da plataforma na sua cloud híbrida e outras tecnologias – a agentes de dados, certificadores e “data apps”. Os agentes de dados serão os corretores que conectarão as ofertas às demandas. A DrumWave já tem alguns parceiros entre empresas de diversos segmentos e bancos.

Teles, que além de executivo é sócio do negócio, defendeu o que chama de nova economia de dados e convidou todos a se engajarem: “Vamos juntos liberar essa economia de dados. Não vamos fazer nada sozinho, vamos fazer com vocês”.

André Velloso, sócio-fundador da DrumWave (Foto: Fintechs Brasil)
André Velloso, sócio-fundador da DrumWave (Foto: Fintechs Brasil)

O lançamento da dWallet será faseado e o negócio deve estar 100% no ar em junho do ano que vem. O onboarding das contas começará por usuários pessoas jurídicas, e deve terminar em dezembro; a fase chamada de “estabilização” vai de março a junho de 2023, com a realização de foruns técnicos e suporte aos agentes de dados; a expansão começa em junho, com a escalada do ecosssistema, aplicativos de dados comerciais e avançados, explicou Cecílio Cosac, CTO da DrumWave – o engenheiro responsável por colocar em pé o projeto visionário de Vellozo.

Na prática

A carteira de dados permite que pessoas e empresas decidam se e como querem dar acesso aos seus dados a outras pessoas ou empresas e também possibilita receber um reconhecimento, recompensa ou remuneração nestas transações.

A pessoa ou empresa vai baixar a sua dWallet e abrir uma conta poupança de dados. Depois de autenticados, o usuário poderá ativar o valor dos dados que troca com toda pessoa, empresa, banco, produto ou serviço com o qual se relaciona – sem Android, Google, Amazon ou Apple no meio.

Vellozo acredita que exista hoje um mercado potencial pra compra e venda de dados no valor de US$ 1,8 trilhão. A DrumWave – que até agora ganha dinheiro tratando dados para empresas – quer passar a ganhar um “interchange fee” no novo negócio. A DrumWave quer trazer 20% desses dados que valem dinheiro para um ambiente fechado. “Vamos dar poder ao dono dos dados”.

Ao longo da apresentação, os executivos deram diversos exemplos de aplicação da dWallet. Uma pessoa diabética pode vender todas as informações sobre oscilação diária dos seus níveis de insulina, consumo de medicamentos e alimentação seja para outros grupos de diabéticos seja para a indústria farmacêutica desenvolver novos remédios, por exemplo.

Já uma pessoa saudável aos 70 anos também pode dividir seus dados relativos a seu estilo de vida com pesquisadores para servir de benchmark. Ou ainda, pais e mães podem coletar informações de seus filhos desde o nascimento, o que inclui doenças e remédios, comportamentos e consumo, progressão de peso e altura, desempenho em esportes e estudos – criando uma poupança para “sacar” no futuro e ajudar no financiamento dos estudos.

Parceria

A dWallet será hospedada na IBM Cloud, que adota uma abordagem flexível de nuvem híbrida para conectar e acessar dados on-premise ou em várias nuvens e alavanca o IBM Cloud Pak for Data. Segundo as empresas, isso simplifica o acesso fornecer ofertas acionáveis ​​aos usuários, enquanto automatiza a aplicação de políticas para proteger seu uso.

Além disso, o IBM Watson Knowledge Catalog no IBM Cloud Pak for Data on IBM Cloud foi implementado para catalogação de dados e criação de perfil para a DrumWave gerenciar as diversas fontes de dados em um só lugar.

*Este conteúdo foi originalmente publicado no Fintechs Brasil.

Leia também:

Omie compra Linker por R$ 120 milhões e amplia serviços financeiros

Conta Simples compra Hackr Ads e entra na oferta de software

Cora mira 1,5 milhão de clientes e vai lançar novos produtos de crédito

Barte quer melhorar fluxo de caixa e liquidez das PMEs — e atraiu o GFC

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.16″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off” global_colors_info=”{}”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off” global_colors_info=”{}”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.16″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″ global_colors_info=”{}”][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”19px|||||” global_colors_info=”{}”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Colunista.png” alt=”Autor Sturtups” title_text=”Colunista” url=”https://www.linkedin.com/company/fintechs-brasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” width=”54%” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||” global_colors_info=”{}”]

Fintechs Brasil é um portal de notícias sobre startups do mercado financeiro, criado pela jornalista Léa De Luca em 2020.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]