ALTO ESCALÃO

Bradesco recruta Túlio Oliveira, ex-Mercado Pago, para liderar varejo digital

O banco da Cidade de Deus também contratou Silvana Machado, ex-Advent, a terceira mulher a entrar na diretoria-executiva

Túlio Oliveira/Bradesco - Imagem: Divulgação
Túlio Oliveira/Bradesco - Imagem: Divulgação

O Bradesco segue fazendo mudanças no alto escalão, recrutando executivos de mercado. Nesta quinta-feira (9), o banco da Cidade de Deus anunciou a contratação de Túlio Oliveira para ser o novo responsável pelo varejo digital. Quem também acaba de chegar à instituição é Silvana Machado, ex-Advent, para liderar a área de gestão de pessoas. 

“Para nós, esse é um momento relevante na execução do plano traçado”, afirma Marcelo Noronha, CEO do Bradesco, em nota. “Pessoas são e serão fundamentais para nós alcançarmos os objetivos definidos e entrega de resultados. Os executivos que chegam vão agregar conhecimento e valor ao nosso grupo.”

Executivo experiente em finanças e mercado digital, Túlio passou por Itaú Unibanco, PayPal e atuou por quase 10 anos no Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre. Ele foi um dos responsáveis pelo crescimento da fintech no Brasil. Em março deste ano, Túlio migrou para o Mercado Livre, como vice-presidente sênior de finanças. 

Já Silvana, que assumiu como chief human resources officer (CHRO), tem no currículo passagens por empresas de consultoria e bancos globais, como Booz-Allen, A.T. Kearney e Egon Zehnder. No Bradesco, se junta às outras duas mulheres na diretoria-executiva do banco: Cintia Barcelos (arquitetura de TI) e Renata Geiser (auditoria e inspetoria geral). 

Movimentações

Além de Túlio e Silvana, o Bradesco recrutou também Julio Guedes (ex-Serasa Experian) como diretor da área de portfólio de crédito, assim como Eduardo Ventura (ex-Citibank), que assumiu o posto de head do segmento ultra high do Bradesco Global Private Bank.

A contratação de Túlio é um sinal claro de que o Bradesco busca se movimentar frente à concorrência digital, que inclui players consolidados como Nubank, Mercado Pago e Inter.

Desde meados de 2023, o ‘bancão’ vem fazendo uma reestruturação que culminou, por exemplo, na integração do banco digital Next, que até então vinha operando com vida própria.