A lista de instituições autorizadas a operar com iniciação de transação de pagamento no Open Finance continua crescendo. Agora passam a fazer parte desse grupo o Sicredi e a U4C, conforme informou a Estrutura do Open Finance em comunicado.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os Estados brasileiros. Já a U4C (antiga U4Crypto) é uma instituição de pagamento que oferece soluções de banking as a service (BaaS) e banking as a platform (BaaP).
Com ambos, chega a 16 o número de instituições aptas a operar como ITP no Open Finance. Além de Sicredi e U4C, fazem parte da relação: Bradesco, BTG Pactual, Banco do Brasil (BB), Banco Mercantil do Brasil, Banco XP, Celcoin, Gerencianet, Hub Pagamentos (da Fintech Magalu), Inter, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Parati, Quanto e Sicoob.
Os primeiros casos de uso da iniciação de pagamentos já começam a aparecer, e o Finsiders tem contado detalhes sobre alguns deles. Grandes bancos como BB, Bradesco e Itaú, por exemplo, já oferecem transações via Pix usando saldo em outras instituições. O Banco Mercantil do Brasil, por sua vez, permite quitar dívidas via Open Finance.
Com o avanço do Pix e do Open Finance, a tendência é que a iniciação de pagamentos ganhe força e sejam explorados novos casos de uso. A expectativa também é que aumente o número de players no segmento. Recentemente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a possibilidade de as fintechs de crédito (SCDs e SEPs) também atuarem como ITPs.
As fintechs de crédito são regulamentadas pelo BC desde 2018, quando foram criadas as figuras de Sociedade de Crédito Direto (SCD) e Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). Atualmente, são autorizadas a operar 94 SCDs e 11 SEPs, de acordo com a autoridade monetária.
Leia também:
Ewally, investida do Carrefour, lança split de pagamentos e vai entrar em crédito
Com BTG, Noh passa a oferecer iniciação de pagamentos
Inter estreia no Open Finance e vai colocar iniciação de pagamentos no marketplace
Conheça casos de uso possíveis com a iniciação de pagamentos