A nova edição do estudo apontou para uma alteração em relação às expectativas do mercado. Se antes a maior parte (38%) dos entrevistados esperava que os primeiros do Open Insurance começassem a ser observados em 2024, agora a aposta da maioria dos executivos é que ocorrerá de 2025 em diante.
Outro dado que chama a atenção é a descrença em relação ao tema pelos profissionais do setor. Enquanto na primeira rodada da pesquisa, 3% dos respondentes acreditavam que o Open Insurance nunca traria impactos para os negócios, agora esse percentual subiu para quase 10%.
Apesar disso, para a maioria dos entrevistados, o Open Insurance irá gerar novos produtos (77%) e atrairá novas seguradoras (73%), assim como vai permitir uma distribuição mais diversificada (74%) de produtos. Por outro lado, oito em cada dez (79%) dos executivos acreditam que o lucro das empresas no setor não vai cair.
Conforme analisa Renata Ramos, vice-presidente para seguros da Capgemini Brasil, o ano de 2022 foi um período de muitas mudanças de direção no setor e no país. “Essas profundas transformações impactaram diretamente a velocidade de implementação do Open Insurance. Muitas pessoas estavam com expectativa alta que tudo ocorresse de forma mais rápida. E esse processo um pouco mais lento acabou produzindo uma sensação de estagnação, o que explicaria os dados encontrados na nova versão da pesquisa”, avalia.
A partir de março deste ano, com a implementação das fases 2 e 3, tudo voltará a se acelerar e as “pessoas ficarão mais otimistas novamente”, argumenta a especialista. “Soma-se a isso, o fato de que no final de 2023, está prevista a retomada da discussão sobre a integração entre o Open Banking e o Open Insurance, selando definitivamente a criação do Open Finance Brasil.”
A nova versão do estudo da Capgemini ouviu 78 executivos de seguradoras, corretoras, insurtechs, resseguradoras, entidades e prestadores de serviços, entre setembro e outubro do ano passado. A íntegra está disponível no site da consultoria.
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