Artigo: O avanço da tecnologia e a indústria de seguros

A maior integração da tecnologia aos modelos de serviço resultou em planos de cobertura mais flexíveis e acessíveis, escreve Kaspar Mueller

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Por Kaspar Müller*, exclusivo para o Finsiders
A pandemia da covid-19, e com ela o prolongado estado de isolamento, mudou significativamente a dinâmica social. As pessoas procuraram maneiras de se entreter, manter uma conexão com vários aspectos de suas vidas, e manter sua saúde física e mental. Para isso, muitas pessoas se abriram para expandir o uso da tecnologia, por exemplo, com o uso de diferentes plataformas como um substituto para suas atividades cotidianas e presenciais.

Isto forçou todas as indústrias, incluindo o setor de seguros, a mais do que nunca integrar a tecnologia a seu modelo de negócios.

Para entender as necessidades do cliente, dois anos após a crise da saúde, o Instituto Swiss Re elaborou uma pesquisa na qual participaram 11 mil pessoas em todo o mundo. O estudo mostrou que a situação global levou os consumidores a se concentrarem mais na saúde e na segurança financeira.

O uso constante da tecnologia para monitorar certos indicadores criou uma mudança na conduta do consumidor, o que significa que a covid-19 tornou-se um catalisador para o cuidado preventivo da saúde.

Kaspar Mueller, presidente de resseguros da Swiss Re na América Latina
Kaspar Müller, presidente de resseguros da Swiss Re na América Latina

Por exemplo, no Brasil, os canais digitais de acesso aos serviços de saúde ganharam força. Cerca de 50% dos participantes confirmaram que planejam utilizar a telemedicina ou os serviços de videoconferência para estes fins. 53% deles também expressaram interesse em poder utilizar os canais digitais para administrar sua cobertura de seguro.

Como resposta a estes resultados, a indústria de seguros tem se concentrado na acessibilidade econômica e na conveniência do processamento on-line. A maior integração da tecnologia aos modelos de serviço resultou em planos de cobertura mais flexíveis e acessíveis.

A indústria de seguros também está aproveitando esta oportunidade para criar modelos inovadores baseados no avanço da tecnologia. O que, ao mesmo tempo, está construindo um ecossistema integral que facilita o acesso da cobertura aos consumidores em todo o mundo.

Os consumidores no mercado brasileiro estão percebendo cada vez mais a eficiência desses novos formatos de comércio eletrônico, fazendo com que as plataformas online se destaquem como canais de serviços e aquisições cada vez mais relevantes.

Isto abre uma porta para que as indústrias continuem se adaptando e evoluindo para oferecer produtos e/ou soluções de acordo com as necessidades dos consumidores. Uma oportunidade única para a indústria de seguros inovar e ajudar a reduzir a lacuna de proteção em seguros de vida e saúde.

*Kaspar Müller é presidente de resseguros da Swiss Re na América Latina.

As opiniões neste espaço refletem a visão dos especialistas e executivos de mercado, e não a do Finsiders.

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Conteúdos produzidos por jornalistas do Finsiders e artigos exclusivos de executivos e especialistas no setor financeiro

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