A Quod, birô de crédito controlado pelos cinco maiores bancos do país, está trocando seu CEO. Ricardo Kalichsztein (foto) acaba de assumir a posição, em substituição a Cassius Schymura, que estava no cargo desde abril de 2020. As atualizações já foram feitas em seus respectivos perfis no LinkedIn.
Ricardo K — como é conhecido no mercado — fundou em 2013 a Bom Pra Crédito (BPC), marketplace de crédito comprado no ano passado pela Focus Financeira. Com a combinação dos negócios, em setembro de 2022 o grupo passou a se chamar Qista, liderado por Leonardo Grapeia, um dos fundadores da Focus Financeira.
Com a reformulação das marcas, Ricardo deixou o dia a dia da companhia, mas segue como acionista minoritário.
Antes de resolver empreender e fundar a BPC em 2013, Ricardo fez sua carreira no mercado de crédito. Foi sócio e diretor de soluções da GoOn (comprada em 2018 pela FICO) e atuou no Unibanco e na Fininvest nos anos 2000.
Na Quod, ele chega ao comando do negócio cerca de três meses depois que o birô anunciou um investimento estratégico de R$ 420 milhões da norte-americana LexisNexis Risk Solutions, fornecedora de soluções de avaliação de risco e compliance.
Criada em junho de 2017 pelos grandes bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander) para implementar o Cadastro Positivo no país, a Quod entrou em operação em 2018 e nos últimos anos vem expandindo sua atuação.
Atualmente, o portfólio inclui soluções de prevenção à fraude, compliance e cobrança para empresas de todos os portes dos segmentos financeiro, de varejo, comércio eletrônico, telecomunicações e outros.
O desafio de Ricardo não é trivial. A Quod vem tentando ganhar força num mercado concorrido que tem players como Serasa Experian, Boa Vista e TransUnion, e também vem se transformando com a implementação do Open Finance.
Leia também:
Quod receberá investimento de R$ 420 milhões da LexisNexis Risk Solutions
Rodrigo Furiato, ex-Mercado Pago, é o novo VP de negócios da Nuclea