[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.10″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified”]
A PagSeguro fechou o segundo trimestre com lucro líquido de R$ 272,1 milhões no segundo trimestre, queda de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os resultados foram divulgados pela empresa nesta quinta-feira (12), pós-fechamento de mercado. A receita líquida total bateu R$ 2,4 bilhões, 75% maior na comparação anual.
Em volume processado (TPV, na sigla em inglês), a companhia bateu um novo recorde, alcançando mais de R$ 100 bilhões no período, mais do que o dobro ante igual intervalo de 2020. O número também considera o TPV do PagBank, de R$ 46 bilhões, que cresceu mais de 4x. O resultado, segundo a empresa, se deve ao maior número de clientes ativos e ao maior engajamento dos usuários.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 64% ano contra ano, chegando a R$ 629 milhões. De acordo com a PagSeguro, isso se deve a maior recorrência de recursos nas contas digitais e do volume de vendas nas maquininhas. As novas avenidas de crescimento da companhia, principalmente o atendimento a PME, e a maior exposição às vendas online, também contribuem para esse salto.
Além disso, a companhia melhorou sua eficiência na alocação de recursos, ao reduzir a representatividade dos investimentos como um percentual da receita líquida, que passou de 25% no segundo trimestre de 2020 para 17% para o mesmo período em 2021.
Na vertical de adquirência, o volume processado de vendas no segundo trimestre foi de R$ 56 bilhões, 89% maior em comparação a igual período de 2020. O número é impulsionado pela retomada gradual das atividades comerciais no país, proporcionado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, além do atendimento a pequenos e médios empreendedores, uma nova estratégia de crescimento que a companhia tem implementado.
Além disso, a empresa alcançou mais de 11,2 milhões de clientes ativos no PagBank ao final de junho, adição de 2,1 milhões de novos clientes no segundo trimestre deste ano e de 6,3 milhões nos últimos 12 meses. Neste meio tempo, o banco digital da PagSeguro comemorou dois anos de atuação no mercado brasileiro com um total de mais de 58 milhões de downloads, 10 milhões de abril a junho deste ano.
Além disso, foram registrados 7,6 milhões de estabelecimentos ativos, aumento de 0,3 milhão no segundo trimestre de 2021 e 1,8 milhão nos últimos 12 meses.
“A despeito dos maiores investimentos, nosso custo de aquisição de novos clientes continua sendo um dos mais eficientes do mercado. Isso é resultado de uma marca cada vez mais forte e um modelo de negócio muito mais completo, combinando tecnologia e dados, para melhorar cada vez mais a satisfação do nosso cliente”, explica Ricardo Dutra, CEO do PagBank PagSeguro, em comunicado.
Produtos e parcerias
O PagBank vem trilhando uma estratégia que outros bancos digitais também adotam, num movimento conhecido como rebundling, agregando novos produtos e serviços financeiros, para além da conta digital e de operações básicas.
Este ano, a empresa incluiu fundos de investimentos na plataforma, seguro residencial e para smartphone, além do PagPhone — que integra smartphone, maquininha e banco digital — e da Moderninha ProFit, maquininha sem aluguel que imprime comprovante e recebe pagamentos por aproximação.
Em junho, a PagSeguro anunciou o fechamento de novas parcerias com seis gestoras para oferta de fundos de investimento em sua plataforma. Com isso, a empresa passa a disponibilizar fundos das assets Ibiuna, RPS Capital, Western Asset, Helius Capital, Santa Fé e AZ Quest, que juntas somam R$ 85 bilhões sob seu guarda-chuva.
Já no início deste mês, o Brazil Journal noticiou que a PagSeguro estaria em negociação para comprar o banco BV (antigo Banco Votorantim), por quase R$ 16 bilhões. Em comunicado à SEC divulgado à época, a PagSeguro negou a intenção de compra do banco, mas não comentou sobre possíveis conversas para avançar em algum acordo com a instituição financeira.
Leia também:
Lucro do Inter dispara com expansão do crédito e do marketplace
Lucro do Modalmais mais do que dobra no segundo trimestre
[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]
Leia também:
[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||”]
Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]