Os downloads dos principais bancos e carteiras digitais (wallets) voltaram a crescer em outubro, depois de terem caído na comparação entre agosto e outubro.
No mês passado, os downloads totalizaram 20,2 milhões, um aumento de 48% ano contra ano e uma alta de 12,8% contra setembro. Os dados são de uma pesquisa enviada a clientes mensalmente pelo Bank of America (BofA), em parceria com consultoria Sensor Tower, que se baseia em dados do Google Play e da Apple Store.
Em outubro, dentre os bancos digitais, os aplicativos mais baixados foram Nubank (2,835 milhões), C6 Bank (1,504 milhões) e Pan (1,413 milhão). Já nas wallets, lideraram o volume de downloads PicPay (1,663 milhão), Mercado Pago (1,285 milhão) e iti Itaú (1,238 milhão).
Os maiores aumentos percentuais na comparação ano contra ano foram registrados por Original — que praticamente triplicou o número de downloads, embora ainda tenha tido a menor quantidade absoluta. Em seguida, vieram Next e C6 — ambos dobraram o volume de downloads no mesmo intervalo.
Pela métrica de média mensal de usuários ativos (monthly active users, MAU), os bancos e carteiras digitais hoje com a maior base são: Nubank (36,396 milhões), seguido por Pan (15,713 milhões), Ame Digital (15,494 milhões), Mercado Pago (15,115 milhões), PicPay (10,625 milhões) e PagBank (10,057 milhões).
Por esse indicador, os players que tiveram maior crescimento em outubro, na análise ano contra ano, foram: banQi (+245%), Pan (+201%) e iti (+173%). Os menores percentuais foram de Recarga Pay (-21%), Agi (-5%) e BS2 (que ficou estável).
Importante dizer que a pesquisa define como usuários ativos mensais aqueles que acessaram os apps pelo menos uma vez por determinado período.
Entre os bancos incumbentes, os downloads passaram de 6,4 milhões em setembro para 7,4 milhões em agosto. Na comparação anual, a maior expansão percentual foi registrada pelo Banco do Brasil — a instituição foi, inclusive, foi a que teve maior quantidade de downloads (1,657 milhão) pelo segundo mês seguido.
Na sequência, vêm a Caixa (1,345 milhão de downloads em outubro) e atrás dela, o Caixa Tem (1,345 milhão) — a pesquisa do banco separa os downloads do aplicativo dos números gerais da Caixa. Por fim, aparecem Santander (1,090 milhão), Itaú Unibanco (1,038 milhão) e Bradesco (928 mil).
O Santander foi o que teve a maior alta anual na quantidade de usuários mensais ativos (MAU, na sigla em inglês), segundo a pesquisa. Por esta métrica, o Caixa Tem (app da Caixa) encerrou outubro com 43,204 milhões de usuários mensais ativos, seguida por Itaú Unibanco (14,344 milhões), Bradesco (12,186 milhões), Santander (10,225 milhões) e BB (9,971 milhões).
A pesquisa ainda analisou as principais plataformas digitais de investimentos. No total, foram 2,213 milhões de downloads em outubro, leve recuo de 3% ante setembro, e o dobro na comparação anual.
Na lista, aparecem como plataformas mais baixadas: Nu Invest (709 mil); Modalmais (490 mil downloads); Rico (204 mil); BTG+ (162 mil); e BTG Pactual digital (136 mil). Se somarmos as empresas da XP, o consolidado fica em 475 mil e, portanto, na terceira posição. Ao juntar BTG+ e BTG Pactual digital, o número de downloads vai para 298 mil e, portanto, quarto no ranking.
Em quantidade de usuários ativos mensais (MAU), as plataformas que mais ganharam adeptos em outubro, na comparação anual, foram BTG+, Clear, BTG Pactual digital e Modalmais.
Por este indicador, as maiores plataformas são: Modalmais (2,326 milhões), BTG Digital (2,031 milhões), Nu Invest (1,690 milhões) e Rico (1,474 milhões).
O estudo analisou, ainda, o engajamento de digital banks e wallets, uma métrica que divide o número de usuários ativos mensais pela base de downloads. Nesse indicador, a liderança é do banQi, da Via, com 66%, seguido por Ame Digital (59%) e Pan (49%). Os players com os menores engajamentos são Superdigital (6%) e PicPay (14%).
Entre as plataformas de investimento, o maior engajamento é do BTG (58%), que fica à frente de Modalmais (42%), Clear (37%) e Nu Invest (31%). O lanterninha é o XP Trader (9%), seguido pela própria XP (20%).
Leia também:
Seis em cada dez bancos fizeram parceria com fintechs em 2020, diz pesquisa
Entre os mais jovens, bancos digitais já superam tradicionais, aponta pesquisa
Bancos adotam métodos tradicionais de verificação de conta, diz pesquisa