Fintechs e as tendências de investimento para este ano

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Pesquisas comprovam que 2021 foi um ano de liquidez para as fintechs. Dados da Distrito, plataforma de inovação aberta, mostram que, no Brasil, as empresas do ramo financeiro somaram US$ 3,5 bilhões em investimentos entre janeiro e novembro do ano passado. Esse montante equivale a quase 76% do que foi destinado às startups de modo geral no mesmo período.

A liderança do setor nos aportes feitos em empresas de tecnologia é uma tendência aqui e no mundo todo. Números divulgados pela plataforma Crunchbase revelam que foram investidos US$ 134 bilhões no segmento financeiro em 2021 pelos fundos de venture capital, um crescimento de 177% em relação a 2020. Isso, enquanto o total de investimento de VC avançou 92%.

Levando em conta que a digitalização da sociedade só começou, ainda mais no Brasil, reportagem feita pela própria Crunchbase apontou áreas que os investidores ficarão de olho neste ano globalmente, mas cuja análise pode ser facilmente ‘importada’ para este país.

A primeira delas é em relação a expectativa de crescimento de fintechs que oferecem serviços de gestão financeira em seus aplicativos. Segundo a plataforma, cada vez mais as pessoas (PJ, pincipalmente) querem ter noção de quanto gastam e quanto podem economizar , e isso por meio de uma única ferramenta.

Na gringa, exemplos de quem oferece isso são a Quo Finance e a Monarch Money. No Brasil podemos citar a Mobillsapp de gestão financeira, que lançou, em maio, uma integração bancária com Nubank.

Outra tendência apontada é o embedded finance, que neste país é cada vez mais notado com o avanço da implementação do Open Banking ou Open Finance.
Agi (antigo Agibank), Bom pra Crédito e Movile Pay (fintech do Grupo Movile responsável pela conta digital iFood) são algumas das várias empresas que têm focado nesse mercado de finanças embarcadas.

A terceira tese que deve atrair investidores é a digitalização dos pagamentos B2B, em que Brex, Ramp e Jeeves são algumas das empresas que vem inovando no exterior neste ramo.

A Brex, inclusive, é fundada por brasileiros, que também fundaram a Pagar.me (comprada pela Stone). Hoje, a empresa já supera os US$ 10 bilhões de valuation.
Hash, de pagamentos B2B ‘white-label, e o unicórnio brasileiro Ebanx — com a compra da Juno, fintech de soluções de pagamentos — podem ser citadas como empresas que vem se movimentando neste ramo no Brasil.

E ‘last but not least’, oportunidades crescentes para um velho conhecido no Brasil, o crediário digital, que na gringa é chamado de ‘buy now pay later’ (BNPL).
Conforme a publicação da Crunchbase, essa é uma forma de pagamento que primeiro se integrou a sistemas no e-commerce e agora está se expandindo rapidamente para outras indústrias.

Segundo a plataforma, em 2021, cerca de US$ 4 bilhões foram investidos em empresas descritas como BNPL ou com planos de pagamento parcelado acima de US $ 1,7 bilhão em 2020. Alguns exemplos são a Klarna – que se juntou à Stripe no ano passado — e a Affirm, que fechou um acordo com o Shopify em 2020 e, mais recentemente, com a Amazon.

Atuando em terras tupiniquins, podemos citar novamente a Bom pra Crédito, a colombiana Addi, a Provu (ex-Lendico) e, como não poderia ficar de fora, temos a Via, com seu banco digital banQi, que recentemente digitalizou o famoso “carnê da Casas Bahia“.

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