V4 Company, de marketing digital, lança linha de crédito para clientes

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A tendência do ‘embedded finance’ veio realmente para ficar. Empresas de diversos setores apostam na oferta de produtos e serviços financeiros como uma forma de adicionar uma nova linha de receita e, claro, aumentar a fidelização dos clientes.

Depois de varejo, telecom, educação, saúde, logística, entre outros, agora é a vez da comunicação e do marketing entenderem que faz sentido ofertar serviços financeiros para sua base de consumidores.

Esta é a mais nova estratégia da V4 Company, rede de assessoria de marketing digital com mais de 3 mil clientes ativos no Brasil e no mundo. A empresa está lançando oficialmente nesta quarta-feira (15) seu braço de serviços financeiros, o V4 Bank, que começa com uma solução de crédito para a base da V4, formada majoritariamente por empresas que faturam anualmente até R$ 1 milhão.

Os valores concedidos serão acrescidos ao investimento de mídia mensal e o direcionamento será personalizado de acordo com a estratégia, histórico e particularidades de cada segmento.

A linha de crédito foi desenvolvida em parceria com uma fintech que opera no modelo de credit as a service (CaaS) — o nome não foi revelado por questões contratuais. No período de testes, realizado em 2021, foi disponibilizado R$ 1 milhão para clientes pré-selecionados, com tíquetes entre R$ 500 e R$ 20 mil.

Neste primeiro momento, a ideia é emprestar para algo como 10% a 20% da base total de clientes, e ir expandindo ao longo do ano. “Já emprestamos pouco mais de R$ 100 mil este mês, e até o fim do próximo ‘quarter’ a ideia é que estejamos emprestando mais de R$ 1 milhão por mês”, conta Dener Lippert, CEO e fundador da V4 Company, ao Finsiders.

Para este primeiro ano da iniciativa, a V4 prevê conceder R$ 22 milhões em crédito, com juros mensais a partir de 5%, parcelamento mínimo de 3 meses e prazo máximo de até 12x. O recurso é carimbado, ou seja, tem como destino o financiamento das campanhas de marketing digital.

“Boa parte do nosso trabalho depende de investimento em mídia paga (Facebook e Google Ads, por exemplo). Só que não dão linhas de crédito para pequenos anunciantes, que faturam até R$ 1 milhão por ano.”

Dener Lippert, CEO e fundador da V4 Company (Divulgação)

Segundo ele, diversos clientes têm um retorno sobre investimento alto e muito rapidamente, o que faz com que fiquem sem capital de giro para manter uma estratégia de crescimento exponencial.

Ele dá como exemplo o próprio caso da V4. “Este ano, estamos investindo R$ 1,3 milhão em mídia paga para nós, e temos uma linha de crédito. Isso é ‘game changer’, não à toa que conseguimos crescer a V4 com esse mecanismo de ajuste de fluxo de caixa”, conta.

É essa opção que a V4 quer levar para seus clientes. Com a vantagem de conhecer profundamente sua base, incluindo números de retorno sobre investimento, perfil de pagamento, entre outros dados aos quais os bancos não costumam ter acesso.

Com a evolução do produto de crédito, a expectativa é adicionar outras soluções, como maquininha, gateway de pagamentos online e crediário. Para essa fase seguinte, a V4 já está em conversas com um banco que tem uma plataforma de banking as a service (BaaS).

“Estamos negociando também para lançar cartão de crédito”, revela Dener. Nesse caso, a intenção é oferecer o produto para os consumidores finais atendidos pelos clientes da V4, num modelo B2B2C. “E vamos investir para a captação desses clientes finais.”

Hoje com 3 mil clientes ativos no Brasil e em países como França, Itália, Alemanha, Espanha, EUA, Cingapura, Japão e China, a V4 cresceu cerca de 3x no ano passado e acumula GMV de mais de R$ 120 milhões nos últimos 12 meses. Para 2022, a expectativa é faturar mais de R$ 500 milhões.

A companhia opera com um modelo de franquia e tem quase 200 unidades pelo país, com 1,6 mil pessoas trabalhando em toda a rede. Neste ano, a meta é dobrar a base de franqueados.

Além disso, até 2024, a V4 espera realizar a aquisição de 10% dos mais de 20 mil escritórios de marketing existentes no país, para agregar a sua rede de negócios já existentes e iniciar seus planos de IPO nos Estados Unidos. Por ora, a empresa negocia uma rodada de investimento, que deve ficar acima de US$ 10 milhões.

Mídia e fintech

A modalidade de financiamento de campanhas de mídia é relativamente nova, e vem sendo oferecida por fintechs como Divibank e a55.

O grupo de comunicação VCRP também resolveu entrar na ‘brincadeira’ e lançou em janeiro uma linha de crédito de até R$ 5 milhões para startups investirem em anúncios, branded content, brand publishing e e-books.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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