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Nos últimos anos, o pacote de benefícios para funcionários vem sendo ampliado, como parte da estratégia do RH para atrair e reter talentos, num momento de grande disputa por bons profissionais, em diversas áreas, principalmente em tecnologia.
Segundo pesquisa feita pela fintech Onze, divulgada em janeiro, na lista dos benefícios prediletos pelos profissionais aparecem: plano de saúde (36%), incentivo a cursos (33%), previdência privada (27%) e planos de academia (27%).
A tendência de incrementar o cardápio de benefícios gerou oportunidade de novos negócios para startups. Basta observar, por exemplo, o avanço de players em benefícios flexíveis.
Num mercado mais concorrido e ainda dominado por grandes empresas, a fintech SalaryFits busca ser a infraestrutura, conectando o RH a diversas empresas que oferecem benefícios — de crédito consignado a cursos, passando por outros produtos e serviços financeiros, como previdência, seguros e consórcio.
“Sou a infraestrutura, e monto a plataforma do jeito que o RH quiser”, diz Délber Lage, CEO da SalaryFits, em entrevista exclusiva ao Finsiders. “Queremos ser um pedaço de toda a infraestrutura que conecta o cash-in com o cash-out, ligando o salário do funcionário com a jornada de compra.”
A SalaryFits é um spin-off internacional da Zetra, criada em Belo Horizonte há mais de 20 anos. Com uma base de 5 milhões de empregados públicos e privados na base, a Zetra tem aproximadamente 400 convênios com empresas e instituições, para a oferta de soluções de gestão de consignados e gestão de benefícios de saúde.
Já a SalaryFits, fundada em 2015, soma cerca de 100 empresas clientes, entre pequenos e médios negócios e companhias maiores. Em sua base, estão quase 1 milhão de CPFs. No total, mais de 3,5 milhões de brasileiros já contrataram um ou mais produtos consignados a partir da plataforma da fintech.
Crescimento e planos
O faturamento da empresa cresceu 35% no ano passado, impulsionado principalmente pela operação no México – além desse país e do Brasil, a fintech possui atuação também na Índia, na Itália, no Reino Unido e em Portugal.
A expectativa da SalaryFits é dobrar a receita neste ano. “Considerando o grupo [Zetra] como um todo, esperamos crescer pelo menos 50%”, aponta Délber.
O principal plano para 2022, diz ele, é aumentar a base de clientes, assim como o portfólio de produtos e serviços. Atualmente, a SalaryFits tem cerca de 30 grandes parceiros, uma base que vem crescendo nos últimos anos. São empresas cuja oferta basicamente tem consignação em folha.
Na lista estão, por exemplo, crédito consignado (Creditas, Grupo H, Trovato Lending e PagBank); seguro de vida (MAG Seguros, antiga Mongeral); consórcio (Consórcio Magalu); telemedicina (Filó Saúde); plano odontológico (W. Dental); entre outros.
Adiantamento de salário
Além de aumentar a prateleira de produtos e serviços, uma das grandes apostas da fintech para crescer neste ano é o SalaryPay, aplicativo de pagamentos lançado em novembro. Único produto próprio da fintech, o app permite ao funcionário da empresa conveniada antecipar até 30% do salário sem cobrança de taxas ou juros.
A tecnologia roda utilizando a infraestrutura de uma plataforma de banking as a service (BaaS), de nome não revelado por questões contratuais.
A solução possibilita fazer pagamentos em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais credenciados à Cielo, com a qual a fintech tem parceria. “Estamos fazendo outros acordos também”, conta Délber, sem abrir detalhes dos novos contratos.
A expectativa é que o SalaryPay seja disponibilizado a 1 milhão de usuários ainda este ano, com recorrência de 30%.
De acordo com a fintech, o aplicativo é usado principalmente na segunda quinzena do mês para compras em supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Na prática, trata-se de um recurso para dar aquele fôlego no mês quando o dinheiro vai secando. “Não é cartão de crédito, não financia rotativo. Não tem juros. A pessoa compra agora e paga no próximo ciclo de folha”, diz Délber.
Mercado
A competição esquentou nos últimos anos entre as startups com soluções financeiras para colaboradores de empresas privadas. Os modelos de negócios e ofertas são variados e incluem crédito consignado, previdência privada, adiantamento salarial, seguros, entre outros produtos e serviços. Com essa proposta, estão players como Creditas, Leve, Paketá, Facio, Grupo H, Capital Consig, Wiipo (da Senior Sistemas), Somapay, Onze, entre outros.
O mercado de benefícios flexíveis é outro que ganha força, com startups como Caju, Flash, Swile (empresa francesa que comprou a brasileira Vee no ano passado) – até o Mercado Pago resolveu entrar na “brincadeira” recentemente. O Stuo, super app criado a partir da fusão entre Wappa e Expense Mobi, também vai oferecer benefícios flexíveis em sua plataforma.
“Até agora, não vimos nada parecido com o que estamos fazendo. Tem muita alternativa no mercado, mas entendemos que nossa plataforma tem uma abordagem flexível”, diz Délber.
Sobre possíveis aquisições no radar com o objetivo de complementar a oferta e, de certa forma, contribuir para a consolidação desse mercado, o empreendedor diz que a empresa está analisando se vai comprar ou fazer parcerias.
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