A fintech de pagamentos Ebanx acaba de anunciar a contratação de Fábio Scopeta, ex-Microsoft, como novo Chief Product & Technology Officer (CPTO), para liderar as divisões de produto e tecnologia da companhia globalmente. Baseado em Miami, Flórida, nos EUA, o executivo terá como foco alavancar os produtos do Ebanx e sua plataforma de pagamentos.
“Estou muito feliz de assumir esse novo desafio na minha carreira, ao lado de todos os talentosos ‘ebankers’, para continuar a missão da empresa de criar acesso por meio de tecnologia e produtos de pagamento”, disse o novo CPTO do Ebanx, em nota.
Com mais de 25 anos de experiência, Fábio atuou em várias funções de engenharia de produto e comerciais na Microsoft e, mais recentemente, foi gerente-geral de digital e inovações em app, quando liderou a estratégia de go-to-market e a responsabilidade de receita do portfólio de desenvolvimento de aplicativos da big tech.
O executivo também foi head da IBM Watson para a América Latina, head da IBM Watson para o Brasil, além de diretor de engenharia de software e gestão de produto da empresa. Administrador de formação, tem mestrado em ciência de dados pela Universidade da Califórnia, Berkeley e MBA internacional pela Fundação Getúlio Vargas e pela Universidade da Califórnia, Irvine.
A chegada de Fábio à alta liderança do Ebanx ocorre num momento de expansão geográfica da fintech, assim como crescimento do portfólio de produtos e maior foco no ‘core business’ de pagamentos internacionais. Em setembro do ano passado, o unicórnio brasileiro anunciou a expansão das suas operações e soluções de pagamentos para a África.
“Fábio é uma grande adição à equipe e nos ajudará a fortalecer ainda mais nossa plataforma, enquanto evoluímos nossa presença geográfica e criamos novas soluções. Essa é uma missão muito gratificante, pois nosso produto permite que centenas de milhões de pessoas tenham acesso a bens e serviços globais”, afirmou João Del Valle, cofundador e CEO do Ebanx.
Contexto
A fintech também acaba de recrutar Sean Yu como diretor comercial, para liderar as equipes de desenvolvimento de negócios, gestão de contas e suporte ao merchant para a China. Em novembro de 2022, a fintech trouxe Greg Cornwell (ex-Accertify e Worldpay) como VP de desenvolvimento de negócios.
Desde o ano passado, o Ebanx tem feito diversos movimentos, em meio ao adiamento do plano de fazer o IPO nos Estados Unidos. Em janeiro, por exemplo, a fintech abriu um escritório no México. No mês seguinte, trouxe Paula Bellizia (também ex-Microsoft) como nova presidente de pagamentos globais.
E como “ninguém é de ferro”, a fintech também precisou fazer ajustes. Em junho de 2022, cortou cerca de 20% do quadro de funcionários, alegando uma “revisão” da operação para dar foco ao core business de pagamentos internacionais. Cerca de três meses depois, vendeu a carteira de clientes da Juno — adquirida em 2021 — para a fintech brasileira iugu.
Leia também:
Com nova marca, Primefy traz CTO da B3 como sócio e quer ir além dos pagamentos
O futuro das fintechs: predições para 2023