Nesta terça-feira (11), a Meta, holding dona do Facebook e Instagram, anunciou que agora os usuários brasileiros do WhatsApp poderão pagar as pequenas empresas na própria plataforma de conversas, reduzindo ainda mais os eventuais pontos de fricção e aproximando os negócios de seus consumidores. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível apenas para algumas empresas, com a perspectiva de aumento gradativo nos próximos meses.
“A venda pelo WhatsApp já é uma realidade para milhões de pequenas empresas no Brasil, todos os dias. Mas ainda existia uma dor, que é a perda da venda na hora de fazer o pagamento. Quando o comerciante ou prestador de serviço manda o link de pagamento, muitos clientes se dispersam, por diversos motivos, não pagam e a venda é perdida. É essa dor que vamos resolver”, afirmou Guilherme Horn, head do WhatsApp para a América Latina, em post no seu LinkedIn.
O lançamento do serviço ocorre pouco mais de um mês depois que o Banco Central (BC) autorizou a realização de transações de compra no aplicativo de mensagens, com uso de cartões de crédito, débito e pré-pago das bandeiras Mastercard e Visa. A modalidade é conhecida como P2M, ou ‘peer-to-merchant’.
Para utilizar a funcionalidade, o consumidor precisa cadastrar um cartão de débito, crédito ou pré-pago, das bandeiras Mastercard e Visa.
Neste momento, poderão ser adicionados cartões das seguintes instituições financeiras e bandeiras: Banco do Brasil (Visa), Inter (Mastercard), Bradesco (Visa), BTG+ (Mastercard), Caixa (cartão de débito virtual Visa), Mercado Pago (Visa), Neon (Visa), Next (Visa), Nubank (Mastercard), Santander (Mastercard e Visa), Sicoob (Mastercard), Sicredi (Mastercard) e Woop (Visa).
Por ora, os bancos Original (Visa) e Itaú Unibanco (Mastercard e Visa) permitem o cadastro dos cartões para transferências entre pessoas pelo WhatsApp — o recurso de pagamento a empresas ainda não está disponível nessas duas instituições. Em sua página, o aplicativo de mensagens também diz estar “sempre em busca de novos parceiros”.
Do lado das pequenas empresas, que usam o WhatsApp Business, elas podem vincular um parceiro de pagamento compatível, como Cielo, Mercado Pago e Rede, para criar um pedido dentro do aplicativo e aceitar novos pagamentos dos usuários.
A Meta, diz, ainda que os pagamentos foram desenvolvidos para serem seguros. Portanto, os números dos cartões são criptografados, o que exige que o consumidor crie um PIN de pagamento para o uso em cada transação.
Apesar da grande popularidade entre os brasileiros, presente em 99% dos smartphones brasileiros, o desafio do WhatsApp em pagamentos não é nada trivial, dado o sucesso do Pix. Joga a favor do app, no entanto, a predileção dos consumidores locais em realizar compras pelo Zap — 60% já o fazem, de acordo com pesquisa do site Mobile Time com a Opinion Box.
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