Apesar do aumento no número de consentimentos para compartilhamento de dados nos últimos meses, o Open Finance ainda é pouco ofertado por bancos e fintech nos processos de contratação e onboarding digital para abertura de conta corrente e cartão de crédito.
É o que aponta um estudo feito pela Google Cloud, em conjunto com a agência R/GA. Conforme o levantamento, um quarto das instituições financeiras analisadas não oferece o Open Finance para seus usuários.
Dentre aquelas que disponibilizam, 40% delas ofertam só um serviço e 53% comunicam ofertas de crédito, por exemplo. A pesquisa mostra, ainda, que mais de 26% das instituições avaliadas não deixam claro o passo a passo para completar a adesão ao Open Finance.
Além disso, somente 6 têm um serviço de gestão financeira pessoal (PFM, na sigla em inglês) integrado ao Open Finance. Por outro lado, mais da metade (53%) já oferecem a possibilidade de realizar transações com o saldo de outra conta via Open Finance. Nesse caso, as operações ocorrem por meio de iniciação de pagamentos.
O levantamento, realizado em abril deste ano, utilizou como base mais de 50 pontos de análise para avaliar usabilidade, infraestrutura e atendimento. Ao todo, foram consideradas 21 instituições, entre bancos tradicionais e fintechs — os nomes não foram revelados. Em um dos players, o estudo diz que não foi possível a coleta dos dados.
Além das informações sobre o Open Finance, novidade desta segunda edição, a pesquisa trouxe conclusões sobre segurança, experiência com chatbot, recursos de acessibilidade e outros recursos. Os resultados foram classificados em 25 “finfacts”.
Veja alguns deles:
- Apenas 1 de 15 instituições oferece canal de atendimento sobre Open Finance que vá além de um FAQ;
- 5 das 21 instituições ainda levam mais de 24h para abrir uma conta no processo digital;
- 3 de 18 instituições exigem um novo cadastro, solicitando os mesmos dados da abertura de conta na contratação do cartão de crédito;
- Apenas 9 instituições oferecem já no onboarding mais de três produtos de empréstimo para usar o limite pré-aprovado;
- 12 de 20 instituições ainda não oferecem ferramentas de planejamento financeiro;
- 11 dos 20 aplicativos não reconhecem a intenção do usuário de realizar um Pix, mesmo com uma chave copiada;
- 19 de 20 instituições não apresentam nenhum recurso de acessibilidade no app, e 9 oferecem apenas um canal de atendimento para deficientes auditivos.
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