O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira (22) os projetos selecionados para a edição 2023 do LIft Lab, o programa de inovação financeira do BC feito em parceria com a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). No entanto, o regulador informou que a iniciativa está suspensa devido a “limitações operacionais e de recursos humanos”.
No total, o Lift Lab teve 95 projetos inscritos, patamar recorde, com apenas 9 iniciativas aprovadas. Entre as áreas que receberam o ‘sinal verde’ do BC, estão aquelas de maior peso na agenda de inovação do órgão, como Pix, blockchain e tokenização.
“Os projetos selecionados tratam de relevantes temas da agenda de inovação do Banco Central como blockchain, tokenização de ativos, criptoativos, Pix, responsabilidade socio-ambiental e inovações para o aprimoramento de processos de Know-Your-Customer e prevenção à lavagem de dinheiro”, afirmou Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação (Deinf) do BC, em comunicado.
De acordo com o texto divulgado pelo regulador, o novo cronograma para o desenvolvimento dos projetos escolhidos “será comunicado oportunamente”. O comitê gestor do Lift, formado por representantes das diferentes áreas do BC, vai avaliar e replanejar o portfólio das iniciativas em curso, “frente a outras entregas institucionais para a sociedade”.
O Finsiders procurou o Banco Central para mais esclarecimentos e atualizará esta nota assim que receber um posicionamento do órgão.
Veja a lista dos projetos aprovados para o Lift Lab 2023:
- Cartão Pix
- Compliance e PLD Preventivos
- Gateway de Interoperabilidade
- GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade
- KYC para Rating de Crédito em Blockchain
- Pix Debita Lá
- Score Chave Pix
- SmartSafe
- Token do Agronegócio Garantido – TAG
Saiba mais:
BC estuda como incluir cartões na iniciação de pagamento
Lift Lab, do BC, tem recorde de inscrições e mais projetos liderados por mulheres
BC divulga selecionados para Lift Lab 2022; Itaú tem dois projetos