Em pouco mais de quatro anos, o grupo RD, dono das marcas Raia e Drogasil, saltou de 2 mil para 3 mil unidades em todo o país. O marco foi celebrado com a inauguração da Drogasil de Itapipoca, no Ceará, na sexta-feira (8).
A rápida expansão física da rede – que deve inaugurar entre 280 e 300 novos pontos de venda este ano – está ligada também a um projeto digital. A iniciativa transforma cada loja em um minicentro de distribuição para atender as compras feitas pelo app e pelo site.
Entre outubro de 2019 e março deste ano, período no qual o grupo RD abriu mil unidades físicas, as vendas digitais também tiveram um grande salto. Ao inaugurar a loja 3.000, a RD tem hoje 16,7% de suas vendas originadas do digital.
A rede apelida o modelo de “e-commerce de vizinhança”. Assim, usa as farmácias para fazer a entrega ou como ponto de retirada dos pedidos feitos de forma online. Para se ter uma ideia do crescimento desta modalidade, em 2019, quando a rede tinha 2.000 lojas, apenas 1,5% das vendas tinham origem no online.
*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação