Em 2023, o Brasil atingiu o recorde histórico de mais de 1,2 bilhão de contas bancárias ativas, uma expansão de 14,2% em relação ao ano anterior. Cada brasileiro tem, em média, 6 contas — há cinco anos, por exemplo, eram menos de 3. Quase 90% da população possui vínculo bancário. As conclusões são de levantamento anual feito pela empresa de gestão de identidade digital idwall, com base em dados do Banco Central.
Apesar do avanço, houve desaceleração no ritmo de crescimento. Trata-se de mais um sinal de que aquele período de abertura frenética de contas em fintechs e bancos digitais ficou para trás. A tendência agora é de consolidação e disputa por market share, conforme já mostraram outras pesquisas de mercado.
“Ao mesmo tempo, as pessoas desejam facilitar e consolidar sua vida financeira em um número mais concentrado de instituições que ofereçam uma experiência completa e personalizada”, diz a pesquisa.
Bancos digitais são preferidos
O levantamento mostra também a preferência pelos bancos digitais para abertura de contas em 2023. Seis em cada dez (62%) indicam essas instituições, contra 33% dos entrevistados que preferem bancos tradicionais. Os 5% restantes indicam predileção por abrir contas em players que oferecem investimentos.
Além disso, de acordo com a pesquisa, 10 das 15 instituições mais representativas são digitais. Entre elas, estão Nubank, PicPay, Mercado Pago, Inter e PagBank. A fintech do cartão roxo, por exemplo, é a instituição que lidera as menções — mais da metade (53,6%) dos entrevistados dizem ter conta atualmente no Nubank.
Por outro lado…
Apesar da predileção por bancos digitais, os brasileiros ainda mantêm as instituições tradicionais como suas contas principais. Não à toa, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil aparecem entre os bancos mais mencionados pelos entrevistados, dividindo o top 5 com Nubank e PicPay.
Ainda conforme a pesquisa, o recebimento de conta salário é outro item que joga a favor dos incumbentes. Tanto é que 86% dos entrevistados que indicaram um banco tradicional como o principal disseram que suas contas nessa instituição também são contas salário.
Sobre o uso de soluções e serviços financeiros e bancários de forma digital, 88,7% dos respondentes pretendem manter ou aumentar essa utilização. Entretanto, para atendimento, sete em cada dez pessoas (68,7%) preferem falar com outro ser humano na hora de resolver seus problemas.
Em parceria com a consultoria Cadarn, a pesquisa ouviu, entre janeiro e fevereiro deste ano, 5.604 pessoas de todo o Brasil.