O mês de fevereiro foi positivo para o Nubank e o Mercado Pago, que aumentaram sua participação no mercado, indo na contramão dos pares do setor. A análise faz parte do relatório de fintechs do Bank of America (BofA) divulgado nesta quarta-feira (13).
De acordo com o levantamento, o Nubank ganhou 1 milhão de novos usuários, enquanto o Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, aumentou sua base de clientes em 200 mil. Todos os outros neobanks perderam, juntos, 2,6 milhões de usuários ativos.
Entre os destaques negativos estão o Inter, que perdeu 808 mil clientes em um mês; o C6, que perdeu 426 mil usuários no período; e o Pan, que encerrou o mês de fevereiro com 368 mil clientes a menos que em janeiro. O número total de downloads de aplicativos dos neobanks também caiu, de 15,2 milhões em janeiro para 14 milhões em fevereiro.
Os cinco maiores neobanks do país – Nubank, Mercado Pago, PicPay, C6 e Inter – representam 75% de todos os clientes ativos no Brasil. Conforme o relatório, a base de clientes dessas instituições é de 184 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% da população brasileira. “Os downloads mensais continuam a superar o crescimento da MAU (usuários ativos mensais), reforçando nossa tese de saturação da indústria“, destaca o BofA.
Bancões e corretoras
Os bancos tradicionais tiveram desempenho relativamente estável, segundo o relatório. O número de usuários ativos caiu de 100 milhões em janeiro para 97 milhões em fevereiro, sendo que em dezembro esse número era de 96,5 milhões. Bradesco, Santander e Itaú perderam, cada um, na casa de 500 mil usuários ativos, enquanto a Caixa perdeu cerca de 250 mil. O número de downloads mensais caiu 8% na comparação anual, o equivalente a uma perda de 6 milhões.
Entre as corretoras, o relatório destaca a XP como a “mais resiliente”. A base de usuários ativos das corretoras digitais caiu ligeiramente em relação à média dos últimos três meses, com pior desempenho de Rico e Clear (ambas controladas pela XP).
“Os downloads da indústria estão caindo 20% em relação ao ano anterior, provavelmente impactados negativamente pelo fraco desempenho da bolsa de valores local. Mesmo com o desempenho mais fraco de Rico e Clear, que são focadas em iniciantes e traders, respectivamente, a XP Inc. registrou um desempenho resiliente (+2% YoY), apoiado pela marca principal XP (+11% YoY)”, aponta o documento.
*Conteúdo publicado originalmente no site parceiro Startups.