Após um período disruptivo em muitos aspectos da tecnologia, está se tornando cada vez mais difícil distinguir entre o que poderia acontecer e o que acontecerá nos próximos meses e anos. Para enfrentar esse desafio, especialistas da FTI Technology mapearam tendências no estudo de Digital Insights & Risk Management.
Antonio Gesteira, diretor-executivo sênior e líder do segmento de Tecnologia da FTI Consulting no Brasil, traz alguns dos principais destaques nesta entrevista.
Confira:
Qual é a importância deste estudo?
Os líderes empresariais frequentemente dependem de estudos e pesquisas para antecipar mudanças que possam impactar suas operações, estratégias de marketing, novas contratações, etc. Embora o cenário mostre que tudo é possível, as organizações devem discernir o quão preparadas estão para lidar com riscos digitais, como também estabelecer resiliência para um futuro tecnológico ainda mais disruptivo.
Quais previsões a FTI Technology fez no passado e se tornaram realidade?
Os especialistas em Digital Insights & Risk Management da FTI Technology previram que 2023 seria o ano do blockchain, o ano dos dados, o ano da inteligência artificial… um ano em que tudo estaria em todos os lugares ao mesmo tempo. De fato, muitas dessas expectativas se tornaram realidade. Além disso, muitos líderes empresariais e membros do conselho diretivo experimentaram o resultado dessas previsões na forma de riscos, novos desafios relacionados à gestão de dados, pressão regulatória e novas oportunidades tecnológicas.
O que a FTI Technology projeta para o futuro?
Nos próximos anos, muitas dessas tendências continuarão a evoluir, enquanto outros tópicos se tornarão ainda mais complexos. O que podemos dizer é que o valor baseado em análises de dados, criação e gestão de riscos convergirá cada vez mais em relações com consumidores, requisitos de privacidade e interseção com inteligência artificial (IA).
Qual é a importância dos dados nesse contexto?
Os valiosos tesouros de informações digitais disponíveis em quase todos os setores da indústria impulsionarão a busca dinâmica e sempre em evolução por vantagens competitivas. Nesse sentido, as organizações cada vez mais focarão sua atenção e seus investimentos em usar tecnologia e dados para simultaneamente cumprir requisitos legais, obter insights e proteger informações confidenciais.
*Jornalista e sócio da Ovo Comunicação.