A WohPag, fintech especializada em condomínios, está expandindo sua oferta de crédito. A novidade é uma plataforma integrada de gestão de recebíveis e pagamentos. O objetivo é tornar a WohPag uma verdadeira “boutique de serviços financeiros”, para empresas de todos os portes dentro do setor.
A partir desse lançamento, que está em fase de testes finais, a fintech planeja ampliar suas receitas em até 400% neste ano.
Em abril do ano passado, o CEO da WhoPag, Marcelo Assunção, revelou que a antecipação de recebíveis estava nos planos da fintech.
Segundo o executivo, a plataforma é baseada no uso de Inteligência Artificial e Big Data. Assim, oferece personalização, performance e segurança das integrações entre as diferentes plataformas envolvidas. “O objetivo é simplificar processos, reduzir custos operacionais e levar aos usuários uma variedade de produtos para aumentar a agilidade e a comodidade no ecossistema condominial”, afirma.
20 anos de estrada
Marcelo diz que levou quase um ano para elaborar um processo de credenciamento e selecionar as melhores empresas de cada segmento, considerando tempo de atuação no mercado, especialização e qualidade técnica, avaliação de usuários e clientes, preços e condições comerciais, entre outros.
Até agora, a fintech – que tem licença de Instituição de Pagamentos e de Sociedade de Crédito Direto – já oferecia conta digital, emissão de boletos e liquidação de pagamentos. Na parte de crédito, oferece capital de giro e linhas para manutenção predial. Oferece, ainda, crédito consignado para os funcionários e linhas para projetos sustentáveis, com grande foco em energia solar. Mas a porta de entrada é a conta digital.
Marcelo trabalhou no mercado imobiliário por mais de 20 anos, passando, inclusive, por administradoras de condomínios. Além da experiência do CEO, a WohPag aposta no seu sistema próprio de análise de crédito para crescer.
Bola da vez
Com as mudanças regulatórias implantadas pelo Banco Central, e outras a caminho, o mercado de antecipação de recebíveis é a bola da vez no mercado financeiro. Ou, pelo menos, uma das mais disputadas. A alta da inadimplência, dos riscos, fraudes e concorrência no crédito também influenciou no mesmo sentido.
E a disputa não diz respeito apenas aos recebíveis de cartões de crédito. Em setembro de 2023, o CEO da registradora Cerc, Fernando Fontes, explicou em entrevista exclusiva ao portal Finsiders Brasil como e por quê chegou a hora e a vez dos descontos de recebíveis de duplicatas. O mercado é trilionário. Meses depois, Henrique Echenique, ex Marvin, revelou ao Finsiders a chegada da Mercado de Recebíveis.
A decisão da WohPag de entrar no negócio já estava planejada, mas certamente o cenário favorável acelerou a concretização. Outro caso semelhante foi a da Delend, que fechou parceria com a fintech Accredito e com a Rede OK, que tem mais de 40 mil pequenos e médios varejistas cadastrados na base, para os quais já oferecia antecipação de recebíveis de cartões.
Por outro lado, mais fintechs vêm se credenciando para fazer a captura dessas operações, enquanto os bancos que tinham as suas próprias credenciadoras (donas das ‘maquininhas’ por onde passam os cartões) estão fechando seu capital e as trazendo de volta para casa.
O caso mais famoso é o da Cielo – Bradesco e Banco do Brasil estão tentando mas ainda não conseguiram convencer os minoritários. Mas há muitos outros casos, como recentemente noticiado pelo editor do Finsiders Brasil Danylo Martins. Ou seja, ninguém quer ficar de fora da festa.