SEGURANÇA

"Combate à fraude digital tem que ser multicamadas", diz executivo da 99 Pay

Em entrevista a Finsiders Brasil, Bruno Trigo revela que a campanha da fintech reduziu a invasão de contas em 18% em três meses

Imagem: reprodução/site 99Pay
Imagem: reprodução/site 99Pay

O combate à fraude digital tem que ser ‘multicamadas’. Não basta apenas tecnologia, experiência, educação financeira, leis, fiscalização. “É preciso combinar tudo isso, atacar várias frentes”, diz Bruno Trigo, Senior Risk Manager da 99Pay. “Até a troca de informações entre concorrentes é fundamental. A gente sempre comunica um novo golpe ou brecha ao mercado – e vice-versa”, diz.

Em bate papo com Finsiders Brasil, Bruno revelou ainda que a 99 monitora redes sociais e a deep web investigando possíveis brechas em seu sistema – e no mercado em geral. Uso de biometria, e informações do dispositivo usado para abertura e uso das contas também fazem parte do arsenal. “Alguém que tem nosso app instalado em um celular caro e, de repente, acessa com um genérico baratinho, levanta suspeitas na hora”, diz.

Ameaça digital

Bruno reconhece que os golpistas estão, quase sempre, um passo à frente. Afinal, eles não fazem outra coisa da vida. Ou seja, o mercado anda no ritmo da lei, enquanto os golpistas andam na velocidade da luz.

Mas nem por isso a 99Pay vai abrir a guarda: vitórias são perseguidas, e muitas são alcançadas.

O especialista revela, por exemplo, que a campanha educativa focada em defesa digital da fintech, lançada em janeiro com o ex-judoca brasileiro Flavio Canto como garoto propaganda, reduziu a invasão de contas digitais da 99 Pay em 18% em três meses.

A campanha também resultou na diminuição de 46% no volume de ameaças digitais. E houve uma melhora de 10 pontos percentuais na percepção de segurança da marca, segundo pesquisa da 99 Pay em parceria com a consultoria Ipsos.

Bruno Trigo, da 99 Pay – Imagem: divulgação

A campanha lançada em janeiro teve mais de 60 conteúdos postados nas redes sociais, mais de 14 mil interações e quase 15 milhões de contas alcançadas.

De acordo com estudo recente da Nord Security, 71% dos brasileiros já se tornaram vítimas de, pelo menos, um golpe online.

“O momento é tenso e estressante tanto emocionalmente como financeiramente. Seja por que o golpista se faz passar por um familiar em dificuldades, seja por que oferece uma chance mirabolantes de ganhar dinheiro fácil ou tomar empréstimo barato. Muitas pessoas acabam entrando em desespero. Por mais que seja difícil, é preciso tentar se acalmar, encontrar caminhos possíveis para reverter ou evitar mais prejuízos”, explica Bruno.

Em 2023, diz Bruno, mais de mil perfis falsos foram identificados previamente e derrubados pela 99Pay. Além disso, houve aumento de 51% na eficácia de bloqueio de usuários com comportamentos fraudulentos em comparação com 2022; crescimento de mais de 200% no time de risco; e redução de 55% no índice de chargeback.