REGISTRO DE OPERAÇÕES

Cerc vende sistema de seguros para Núclea

Com a aquisição, a antiga CIP amplia sua atuação e passará a registrar operações do mercado segurador

Imagem: Canva
Imagem: Canva

A Núclea acaba de comprar o Sistema de Registro de Operações da registradora Cerc, que opera junto ao SRO da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Com a aquisição, de valor não revelado, a antiga CIP amplia sua atuação e passará a registrar operações de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros

O sistema adquirido é o modelo de desenvolvimento e execução de aplicativos que opera 100% em nuvem e segue todos os padrões definidos para a troca de informações com o SRO. Atualmente, a tecnologia opera em todos os ramos de seguros que já foram chancelados pela Susep e a atualização prevista aguarda autorizações.

Em nota, a Núclea informa que o pedido de credenciamento junto ao regulador ocorreu no fim de 2023. Já a compra da plataforma, neste ano. Agora, a transação depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Com o negócio, a Núclea atuará em um mercado que fatura anualmente R$ 200 bilhões e conta com mais de 120 seguradoras ativas na reguladora.

Após o credenciamento da Susep e a aprovação do Cade, a migração entre Cerc e Núclea será concluída. As integrações com as seguradoras poderão acontecer via API, arquivo ou portal, de acordo com a necessidade de cada seguradora. Com a conclusão da migração, os clientes que operam com a Cerc passarão para a Núclea.

Diversificação

Para a companhia, conhecida pelo registro de boletos e liquidação de transações com cartões, a aquisição é um novo passo no movimento de diversificação. “Vamos passar a operar desde já vários ramos de seguros, oferecendo um serviço de qualidade para o mercado com toda a nossa experiência em registro”, afirma André Daré, CEO da Núclea.

No caso da Cerc, que inclusive compete com a Núclea em registro de recebíveis de cartões, a motivação do negócio foi a capacidade de se reinventar e aprimorar o mercado de SRO. É o que diz Fernando Fontes, CEO e cofundador da registradora. “A Cerc segue com foco em desenvolvimento de soluções em recebíveis e de inteligência de dados.”