ESG

Banco Central e BIS lançam hackathon global de finanças sustentáveis

A participação na competição é aberta a qualquer empresa, fintech ou pessoa do mundo

Imagem: Noah Buscher/Unsplash
Imagem: Noah Buscher/Unsplash

O Banco Central (BC) e o Banco de Compensações Internacionais (BIS), chamado de banco central dos bancos, lançaram hoje (25) a competição global G20 TechSprint. Esta quinta edição da competição é focada em soluções financeiras sustentáveis. A participação é aberta a qualquer empresa, fintech ou pessoa do mundo, o que vai permitir conexões internacionais, e as inscrições vão até 31 de maio.

O Brasil é presidente do G20, que reúne as maiores economias do mundo, até o final do ano. O país tem defendido a discussão e busca de soluções sustentáveis no grupo. O TechSprint deste ano vai se concentrar em três problemas relacionados a finanças sustentáveis para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU e a inclusão.

Durante o evento, Roberto Campos Neto, presidente do BC, afirmou que os os desafios climáticos, ambientais e sociais sem precedentes podem afetar o trabalho dos bancos centrais de duas formas.

Uma delas é na política monetária e na estabilidade financeira. Por exemplo, quando eventos como enchentes e secas afetam os preços de alimentos e energia; portanto, a inflação.

O segundo impacto, no longo prazo, é que esses choques têm efeitos duradouros na produtividade e no crescimento econômico. O BC tem uma agenda com várias iniciativas ligadas a sustentabilidade.

As equipes selecionadas vão desenvolver soluções por oito semanas e terão a oportunidade de apresentá-las e receber apoio das instituições nacionais e especialistas convidados. A Fenasbac, que desenvolve programas de inovação com o BC, também participa da iniciativa.

Leia a notícia completa no site parceiro Blocknews.