Conteúdo de Marca

Quadra Softworks coloca o time em campo para revolucionar as áreas gerenciais das instituições financeiras

UM CONTEÚDO QUADRA SOFTWORKS

Com soluções inovadoras e tecnologia de ponta, a Quadra Softworks nasceu para aposentar o Excel nas instituições financeiras – principalmente as digitais, como as fintechs. E já vem sendo procurada por grandes provedores de tecnologia para completar suas ofertas de serviços de “full bank” para antigos e novos entrantes.

Quando os quatro sócios se juntaram, em 2019, vindos das áreas financeiras e de tecnologia, a ideia era solucionar uma dor latente em bancos e outras instituições: o uso de planilhas manuais em controles gerenciais e operacionais.

“A falta de automação dos processos, além de dar muita margem a erros, é um trabalho manual que exige muita repetição”, diz Douglas Gentil, CEO da Quadra. “Acreditamos que a sistematização de toda a operação bancária não apenas diminui os custos e melhora os resultados, mas também transforma a lógica do trabalho”.

Segundo ele, diversas instituições financeiras possuem um grande desafio de realizar o gerenciamento de operações complexas, como o cálculo de forma integrada de todas as posições do banco e o controle de rentabilidade por diversas dimensões “A Quadra veio para preencher essa lacuna”.

Os sócios viram uma oportunidade para oferecer ao mercado sistemas que proporcionem às áreas decisórias dos bancos uma visão conciliada dos resultados, sendo possível capturar as informações de diversas fontes e integrar/calcular tudo em uma única base de dados. Em outras palavras, uma “quadra” para os players de mercado.

“Nosso framework proprietário auxilia e sustenta o desenvolvimento rápido de aplicações da própria Quadra e de seus clientes. Além de reduzir os custos e a redundância nos códigos, permite uma codificação rápida, padronizada e escalável, gerando ferramentas compatíveis com todos os navegadores de mercado”, diz o diretor.

Squadra, o carro chefe

Gentil acredita que a experiência anterior dos sócios permite entender quais são as principais dores dos operadores financeiros e conseguir transformar esse entendimento em solução. A Quadra desenvolveu soluções para reunir todas as informações que os bancos geram – de cadastros a dados de balanços – com tecnologia e inteligência que as envia para uma base operacional única, facilitando o cálculo dos resultados.

Essas informações são tratadas e acabam se transformando em dados, que permite ao cliente gerar diversos tipos de relatórios que são enviados para áreas de tesouraria, controladoria, ALM, finanças e riscos, administração, que podem utilizá-las para a tomada de decisão e para análises mais criteriosas.

As instituições que mais podem se beneficiar das soluções da Quadra, segundo Gentil, são aquelas classificadas pelo Banco Central entre as categorias S2 a S5.

“O nosso carro chefe é um sistema que se chama Squadra, que faz o cálculo de rentabilidade do banco, resolvendo “dores” como falta de integração e conciliação das informações, ou seja, faz o controle de forma integrada de todas as posições da instituição financeira, gerando um cálculo de rentabilidade com diversas dimensões, seja por cliente, produto ou gerente, entre outros”, explica o CEO.

Gentil afirma que a solução é tão ímpar no mercado que grandes provedores de tecnologia estão procurando a Quadra para participar de projetos em conjunto para oferecer o que eles chamam de “full bank”, ou seja, todas as soluções que a instituição financeira precisa.

Em pouco mais de dois anos de vida, conquistaram 12 clientes, sendo 10 recorrentes e, segundo Gentil, a demanda e o crescimento para os próximos anos são “bem animadores”- não só em número de clientes mas em termos de faturamento.