Fintechs B2B – aquelas com soluções voltadas para outras empresas – são a maioria (53,9%) das 1.289 em operação no Brasil, segundo o Fintech Report 2022 do Distrito. Estudo divulgado pela Latitud em dezembro aponta um conjunto de tendências globais para essas startups em cinco áreas: pagamentos (processamento de pagamentos e soluções de pagamento B2B); empréstimos (financiamento baseado em receita e B2B ‘buy now, pay later’); Open Banking (infraestrutura e software bancário baseado em APIs); ferramentas de software para PMEs (softwares de gestão, contabilidade, despesas e compras); e “payroll” e benefícios (adiantamento de salários e programas de recompensas para funcionários)
Para Francisco Pereira, CEO da Trademaster, fintech que alavanca as vendas nas cadeias de distribuição e impulsiona o crescimento sustentável do varejo, entre as soluções B2B em pagamentos que terão destaque em 2023 estão as que facilitam o acesso ao crédito para as PMEs. “Historicamente, o segmento tem dificuldade em encontrar soluções personalizadas. Muitas vezes, contar com maior prazo para quitar um boleto, já soluciona o problema de caixa, assim como soluções que ampliem seus limites de compra com a indústria, garantindo o abastecimento de suas prateleiras. Em um momento de busca pela retomada, em que o mercado ainda enfrenta alguns desafios na agenda econômica, como os juros altos, iniciativas assim dão maior fôlego para o setor”, acredita.
Já Ariane Pelicioli, CEO e cofundadora da iUPay, startup de meios de pagamento que conta com investimentos da Wayra Brasil, acredita que iniciativas como o Open Banking impulsionam o desenvolvimento de tecnologias que tornam os processos de pagamento mais ágeis e seguros. “Ao integrar os sistemas das instituições financeiras, permitindo o compartilhamento de dados e serviços de pessoas jurídicas, o Banco Central contribui para um ambiente mais competitivo e diverso entre as instituições financeiras, o que fortalece o mercado, que passa a contar com opções de produtos e serviços financeiros mais atrativos”.
Para Fabian Valverde, CEO da Paketá, fintech de crédito sustentável para colaboradores CLT, as oportunidades na área de Payroll e Benefícios (crédito consignado, adiantamento de salários e programas de recompensas para funcionários) vão possibilitar a entrada das fintechs em nichos como o de RH, atingindo a um maior número de pessoas. “O crédito consignado faz com que os funcionários tenham acesso a dinheiro a taxas mais adequadas, considerando o seu salário como garantia de pagamento. A corrida das empresas por oferecer os melhores benefícios do mercado faz com que esse tipo de produto seja uma tendência, além, é claro, de impactar diretamente na produtividade do funcionário “, conclui. A fintech conta com mais de 2000 instituições conveniadas. Seu menor cliente tem 3 funcionários e o maior, 70 mil com serviços de consignado privado, antecipação de salário e FGTS.