O brasileiro é um ávido consumidor de plataformas de streaming. De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, o Brasil está 27% acima da média global de consumo de vídeo, em todos os formatos, na comparação com 37 outros países. O número foi apresentado durante o IAB Media Solutions, espaço promovido pelo IAB Brasil para empresas debaterem serviços e soluções para a publicidade digital.
No mesmo evento, a Samsung divulgou que nas mais de 18 milhões de TVs conectadas da marca no país, cerca de 75% do tempo de visualização é para serviços como Netflix, YouTube e Prime Video. Já apenas 25% são gastos em não streamings (TV linear).
O UOL repercutiu os números, destacando a evolução do uso de televisão e plataformas digitais. Adriana Favaro, vice-presidente de Negócios da Kantar IBOPE Media Brasil, explica que, em 2023, o vídeo alcançou praticamente toda a população. Foram 99,63%, com a TV linear representando 74,3% do tempo dedicado pelos telespectadores.
Ainda conforme a pesquisa da Kantar IBOPE Media, 18,5% do público assiste apenas a serviços de vídeo online em um dia típico. Já 24,9% veem apenas TV linear. Adriana Favaro diz que a indústria está em transformação. De acordo com ela, há novos formatos e modelos de negócios emergindo, e a TV por assinatura desempenha um papel complementar junto ao consumidor.
*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.