ITP

Cumbuca vai lançar 'Pix inteligente' até o fim do próximo mês

Funcionalidade roda por meio da iniciação de pagamento no Open Finance e permite transferências automáticas entre contas de mesma titularidade

Imagem: Adobe Photoshop
Open | Imagem: Adobe Photoshop

A Cumbuca, fintech de compartilhamento de despesas, está prestes a lançar um recurso de transferência inteligente que vai permitir depósitos via Pix em conta de mesma titularidade de maneira automática. O mecanismo, que roda por meio da iniciação de pagamento no Open Finance, deve chegar aos clientes até o fim do próximo mês.

A informação foi divulgada por Daniel Ruhman, CEO e fundador da empresa, em evento realizado pela Init, associação que representa iniciadores de pagamento, nesta quinta-feira (1/8).

No ar desde abril, as transferências inteligentes são uma das apostas do ecossistema para “destravar” os pagamentos por meio do Open Finance. O mecanismo, que também vem sendo chamado de ‘Pix inteligente’, permite transferências automáticas e programáveis entre contas de mesma titularidade, com uma só autorização do usuário.  

“Pela primeira vez é possível que um Pix seja feito entre contas da mesma pessoa sem que esse usuário esteja presente. E as transferências dependem de um só consentimento e são imediatas, ou seja, o dinheiro cai na hora”, explicou Daniel, que também é conselheiro da Init.

Conforme exemplificou o empreendedor, no app da Cumbuca, o usuário dá o consentimento e seleciona a instituição que quer conectar. Em seguida, define os limites por transação e por dia, assim como o prazo para o consentimento. Após essa etapa, a pessoa é redirecionada para a conta de onde quer trazer os recursos. De acordo com Daniel, isso acontece apenas na primeira vez. A partir daí, sempre que o cliente quiser adicionar saldo na Cumbuca usando dinheiro de outra conta, não precisará desse redirecionamento. 

Movimentações

A Cumbuca não será a primeira a colocar no ar o ‘Pix inteligente’. No início do mês passado, as fintechs Mercado Pago e Noh inauguraram a funcionalidade

No caso do banco digital do Mercado livre, o “depósito com um clique” está em testes gradativos com um grupo de usuários. Em breve estará disponível para toda a base. Já a Noh, de conta conjunta para casais, permite abastecer a carteira digital com um depósito instantâneo. O recurso é fruto de uma parceria com o Iniciador, de infraestrutura para iniciação de pagamentos.