A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) irá selecionar as fintechs da segunda edição da Aceleração Next, programa focado em fintechs com alto potencial de crescimento. O Pitch Day será na próxima na quarta-feira (8), das 09h às 15h30, no Cubo Itaú, em São Paulo, e irá reunir as 20 fintechs classificadas para participar da edição. Além disso, estarão as empresas mantenedoras como Mercado Bitcoin, Elo, TecBan, Sinqia, Nuclea (CIP) e Finansystech, com o apoio da Numerik e MCS Law. A notícia é do portal parceiro Blocknews.
Ao todo, foram 81 projetos inscritos na edição deste ano e as 20 finalistas. Para a segunda edição, a Aceleração Next buscou projetos inovadores relacionados a fluxo financeiro internacional via blockchain; inclusão financeira com infraestrutura em blockchain; novos fluxos de pagamentos em registros distribuídos; uso de inteligência de dados para redução de inadimplência; Inteligência Artificial para dados do Open Finance e, até mesmo, projetos de infraestrutura para o Real Digital e stablecoins e de projetos de tokenização e gestão completa de ativos digitais.
Para a líder de projetos de inovação da Fenasbac, Danielle Teixeira, esta nova edição do Next espera projetos robustos, de base tecnológica e inovadores, que irão contribuir muito com o ecossistema financeiro. Diretor de inovações financeiras da Fenasbac, Rodrigoh Henriques afirmou que “os ganhos para a população serão enormes. Tenho certeza de que as soluções trarão mais praticidade ao dia a dia das pessoas e os projetos que serão estudados, neste ano, contarão com nomes de peso no mercado financeiro”, afirma Henriques.
Bitso lança cartão no México
A Bitso lançou o cartão Bitso Card no mercado mexicano, que pemite aos usuários fazer pagamentos usando o saldo em pesos mexicanos. Em novembro do ano passado, teve início uma fase de testes beta em que um grupo de clientes foi convidado a usar e dar feedback sobre a sua experiência. A partir de hoje, essa lista irá evoluir progressivamente e mais usuários serão convidados a ativar o Cartão Bitso.
De acordo com Bárbara G. Briseño, Diretora Geral da Bitso México. a empresa acredita que o cartão será “a porta de entrada para muitas pessoas na economia digital do futuro.” A colaboração com a Bitso promoveo a evolução da indústria de pagamentos, por meio de inovações tecnológicas que garantem transações rápidas, seguras e eficientes para os consumidores; continuando a construir um mundo além do dinheiro”, afimou Mauricio Schwartzmann, Country Manager da Mastercard México.
Chiliz cria Lab para esportes na Web3
A Chiliz, que usa blockchain para esportes e entretenimento Web3, lançou nesta semana o Chiliz Labs, incubadora e programa de aceleração de US$ 50 milhões. Com apoio da Jump Crypto, o Chiliz Labs promoverá projetos de blockchain em estágio inicial viáveis e inovadores que buscam alavancar a nova blockchain da Chiliz para esportes e entretenimento, que teve seu bloco de gênese validado em 8 de fevereiro, bem como a rede de parcerias da Socios.com, fornecendo orientação estratégica e financiamento para ajudá-los a traçar um caminho claro para o sucesso.
Alexandre Dreyfus, CEO da Chiliz e da Socios.com, afirmou que o Chiliz Labs é um pilar central da estratégia da empresa “e com a ajuda de parceiros da Jump Crypto, esperamos receber alguns dos projetos mais promissores, viáveis e inovadores no espaço blockchain para a Chiliz Chain”, complementa o executivo. A Chiliz é a criadora dos Fan Tokens e do aplicativo de recompensas e engajamento de fãs Socios.com.