O Brasil enfrenta um aumento contínuo da inadimplência. De acordo com dados do Serasa, em março de 2024 houve uma alta de 1,19% no endividamento em relação ao mês anterior. Isso representa um acréscimo de 855 mil consumidores ao grupo de inadimplentes, totalizando 72,89 milhões de brasileiros nessa situação. Esse cenário é alarmante e exige medidas urgentes para sua reversão.
Um olhar mais atento para os motivos por trás desse aumento revela que o desemprego e a redução na renda foram os principais. Isso significa que, além de políticas macroeconômicas voltadas para a geração de empregos e o estímulo à economia, é necessário educar os consumidores. Eles precisam aprender a gerir suas finanças de maneira mais eficaz.
Uma das principais medidas para reduzir estes índices tem foco na resolução do Banco Central. As regras, que entraram em vigor em 1º de julho, determinam que instituições financeiras e de pagamento promovam ações de educação financeira para seus clientes. Essas iniciativas educativas têm o potencial de ajudar os brasileiros a melhorar sua organização e planejamento financeiro. Assim, contribuindo para estimular a formação de poupança e prevenindo a inadimplência.
Para os bancos, investir na educação financeira de seus clientes não é apenas uma obrigação regulatória, mas também uma estratégia inteligente. Clientes financeiramente educados têm menos probabilidade de se tornarem inadimplentes.
Entretanto, a responsabilidade não recai apenas sobre as instituições financeiras. Os próprios consumidores precisam reconhecer a importância de se planejar financeiramente e buscar conhecimento para tomar decisões conscientes sobre suas finanças. Em um momento de crescente inadimplência, a habilidade de gerenciar o orçamento de forma eficaz pode ser a diferença.
Tecnologias
A evolução contínua das tecnologias é um catalisador da inovação e reinvenção da forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro. E as empresas de soluções financeiras enfrentam um cenário dinâmico para operar de forma eficaz.
Essas empresas estão liderando o movimento, oferecendo plataformas completas que proporcionam experiências financeiras satisfatórias. E que, também, promovem a educação financeira e a inclusão social. Estão capacitando os consumidores a tomar melhores decisões financeiras e simplificando sua relação com o dinheiro.
Enfrentar o desafio da inadimplência requer uma abordagem multifacetada que combina regulamentação eficaz, educação financeira e inovação tecnológica. Somente assim poderemos construir uma sociedade financeiramente saudável e resiliente, onde todos tenham a oportunidade de prosperar.
*CEO da Topaz