UM CONTEÚDO CELCOIN

Como a Celcoin impulsiona o varejo com serviços financeiros

Incorporar produtos e serviços financeiros em sua oferta é parte da estratégia dos clientes da Celcoin para diversificar as receitas e ampliar o relacionamento com os clientes

Celcoin impulsiona o varejo com serviços financeiros
Celcoin impulsiona o varejo com serviços financeiros | Imagem: divulgação

Com a evolução da tecnologia e os avanços regulatórios, as empresas de varejo vêm incorporando produtos e serviços financeiros em sua oferta. O movimento é parte de uma estratégia para diversificar as receitas e ampliar o relacionamento com os clientes. Nesse sentido, a Celcoin, empresa líder no mercado de infraestrutura de tecnologia financeira e embedded finance, oferece um portfólio completo de soluções que ajudam os varejistas a potencializar seus negócios.

A tendência das finanças embarcadas (embedded finance) no varejo é promissora. De acordo com projeção da consultoria Deloitte, a integração de serviços financeiros pode incrementar em R$ 24 bilhões as receitas do setor até 2026. Desse montante, a maior parte (R$ 13,9 bilhões) seria proveniente da oferta de crédito e o restante de outros serviços, por exemplo, conta de pagamento, adquirência, Pix, boleto e investimentos.

“O embedded finance está moldando o futuro do varejo e promete redefinir a relação entre indústrias, clientes e serviços financeiros nas próximas décadas. É o início de uma jornada que busca democratizar acesso e criar oportunidades inéditas para os negócios”, afirma Adriano Meirinho, CMO e co-founder da Celcoin.

Entre as vantagens da integração de serviços financeiros no varejo está a criação de uma nova receita por meio de novos serviços. Mas os benefícios vão além. Com as soluções da Celcoin, os varejistas podem oferecer crédito, antecipar pagamentos diretamente aos seus pontos de vendas, assim como disponibilizar outros produtos financeiros em suas plataformas. Dessa forma, as empresas podem impulsionar todo o seu ecossistema de stakeholders, incluindo clientes, funcionários, fornecedores, franqueados e parceiros. 

Para todos os ‘stakeholders’

A Celcoin oferece produtos e serviços específicos para cada um dos stakeholders do varejo. No caso dos clientes finais, as soluções da Celcoin possibilitam que os varejistas criem, por exemplo, programas personalizados de cashback, geridos diretamente em contas digitais. Essas contas podem ser complementadas por cartões de crédito próprios (pós e pré-pago) e pela oferta de crédito para consumo interno ou linhas maiores de empréstimos. Essas inovações não só aumentam a conveniência do cliente, como também ampliam as possibilidades de engajamento e fidelização.

Os fornecedores, por sua vez, podem contar com uma central de antecipação de recebíveis, otimizando o fluxo de caixa e a previsibilidade financeira. Já os funcionários podem receber seus pagamentos diretamente em contas digitais, acessar crédito consignado sem a necessidade de recorrer a bancos tradicionais, e utilizar cartões de crédito corporativos. É possível, ainda, oferecer diretamente nos pontos de venda (POS, na sigla em inglês) serviços como pagamento de contas, recargas e gift cards.

A transformação do varejo é apenas o início de um movimento maior, que permite a indústrias de todos os segmentos montarem os próprios ecossistemas financeiros. “A Celcoin está focada em impulsionar e inovar com novas soluções financeiras democráticas para todos os segmentos. Por isso, oferecemos ferramentas para que empresas criem novas receitas financeiras advindas dos seus próprios stakeholders, sem intermediários tradicionais”, diz Adriano Meirinho.