NEGÓCIOS

Após parceria com Anitta, Mercado Pago fecha com Mion de olho na Black Friday

Volume aplicado no “cofrinho” cresceu cinco vezes desde abril. Devido ao "sucesso", produto agora também será oferecido para empreendedores

Petra Ferraz e André Chaves/Mercado Pago ao lado de Anitta e Marcos Mion | Imagem: Léa De Luca
Petra Ferraz e André Chaves/Mercado Pago ao lado de Anitta e Marcos Mion | Imagem: Léa De Luca

Desde abril, quando contratou Anitta como parceira, o Mercado Pago multiplicou por cinco o volume aplicado no “cofrinho”, produto de investimento que rende até 120% do CDI. O desempenho animou a fintech. Agora, o cofrinho também será oferecido para empreendedores que vendem na plataforma Mercado Livre – e/ou aceitam pagamento com o cartão da marca.

O sucesso da parceria com Anitta também levou a fintech a contratar o apresentador Marcos Mion. Ele já era “garoto-propaganda” do Mercado Livre. Como a anterior, a parceria visa o longo prazo. Mas a proximidade da Black Friday será um grande teste. “O cartão do Mercado Pago já é o mais usado no Mercado Livre. Na Black Friday, vamos oferecer vantagens para quem pagar com ele”, disse André Chaves, vice-presidente sênior do Mercado Pago, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (25/9) em São Paulo.

Crescimento

André afirmou, ainda, que a operação financeira do grupo já movimenta cerca de R$ 30 bilhões no Brasil. “É um dos maiores negócios do País, mas ainda pouco conhecido”, disse. Os ativos sob gestão mais que dobraram no último ano, com crescimento de 109% na América Latina. Aqui, o avanço foi ainda maior, puxado pelas contas remuneradas e aplicações em Certificados de Depósitos Bancários (CDBs).

O cofrinho funciona como uma aplicação simples e automática. O usuário reserva um valor, que passa a render diariamente acima do CDI, sem prazo mínimo e com liquidez imediata. Até aqui, o produto estava restrito a clientes pessoa física. Com a nova fase, pequenos negócios também poderão manter recursos parados no cofrinho, sem perder rendimento. A proposta é reforçar a ideia de que “dinheiro parado é desperdício”, mote usado na campanha com Anitta.

André disse, ainda, que além do cofrinho para empreendedores há planos de lançar novos produtos de investimento em breve. E a recente aquisição da plataforma Nikos vai ajudar nessa nova frente.

Resultados

Segundo André, a parceria com a Anitta rendeu outros frutos. O cartão de crédito cresceu 90% em 12 meses, com o Brasil liderando esse movimento. “Somos um dos emissores que mais cresce no País”, afirmou o executivo. De acordo com ele, a inadimplência está no menor nível da história da operação.

Conforme o último balanço divulgado, o Mercado Pago alcançou quase 68 milhões de usuários ativos mensais na América Latina no segundo trimestre de 2025, alta de 30% em relação ao mesmo período de 2024. Cada usuário usa mais soluções: o número médio de produtos por pessoa cresceu 50% no período.

Já os ativos sob gestão passaram de US$ 13,8 bilhões, mais que o dobro em um ano. A carteira de crédito somou US$ 9,3 bilhões, avanço de 91%. Dentro dela, o cartão de crédito foi o destaque, com alta de 118% e saldo de US$ 4 bilhões. A operação de adquirência movimentou US$ 44,4 bilhões em pagamentos, com ganho de participação nos principais mercados da região.