A primeira edição da pesquisa Hábitos de Consumo das Classes C e D da Superdigital, fintech de atuação global do Grupo Santander, aponta que os brasileiros gastaram 9% a mais no 4º trimestre de 2020 sobre o trimestre anterior. O levantamento foi feito com os clientes da Superdigital, que reúne mais de 1,7 milhão de contas ativadas em todas as regiões do Brasil. A pesquisa, baseada nas transações feitas pelos clientes, será mensal a partir de março, com o objetivo de traçar o perfil do consumidor destas classes sociais.
“Os dados apontam para uma recuperação no nível de consumo das famílias das classes C e D, ajudada pelo pagamento das últimas parcelas do auxílio emergencial e 13º salário”, afirma Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.
“Com abertura gradual do comércio, houve um acréscimo nas compras físicas em detrimento do e-commerce, conforme esperado. Mas o recuo não foi tão grande, e parte substancial do consumo ainda permanece online, o que mostra que a mudança de comportamento foi mesmo acelerada pela pandemia e as compras em e-commerce vieram para ficar”, acredita a executiva.
A Superdigital promete democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, é possível abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira pelo celular. Segundo a fintech, atualmenye são processados mais de 70 milhões de transações por ano.
Os principais resultados estão nos quadros abaixo: