Dança das cadeiras na Associação Brasileira de Startups (Abstartups): Luiz Othero deixa o posto de CEO e Mariane Takahashi assume no lugar. A executiva se junta a Ingrid Barth, atual presidente da entidade. Assim, será a primeira vez que duas mulheres ocuparão cargos de CEO e presidente na associação, simultaneamente.
Profissional com ampla vivência no marketing, Mariane tem 15 anos de experiência na área e esteve nos últimos quatro à frente de diversos projetos na Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). “Uma palavra que pode expressar o meu sentimento no dia de hoje: gratidão de ter participado da jornada da evolução das fintechs no Brasil”, escreveu Mariane em seu perfil no LinkedIn.
Como CEO da Abstartups, a executiva dará continuidade ao que vem dando certo na associação, assim como explorar a construção de uma nova etapa no mercado brasileiro em geral, diz a nota divulgada à imprensa. “A minha ideia é que, estando na Abstartups, possamos facilitar essa evolução dos ecossistemas. O desenvolvimento das startups não se dá somente pelo aspecto financeiro, mas também pela capacidade de impactar as pessoas com o poder de transformação”, afirmou ela.
Mariane substituirá Luiz Othero, que ficou na posição de CEO por 1 ano e 4 meses e agora vai trilhar novos rumos na carreira. Ele permanece até 1º de agosto para ajudar na transição. Em nota, Luiz disse que durante sua gestão a Abstartups realizou o maior CASE — evento anual de startups promovido pela entidade –, além de mais de 25 edições do StartupOn com mais de 200 cidades impactadas.
“Fizemos diversos mapeamentos do ecossistema e também das verticais de negócio. Chegamos ao maior número de mantenedoras que já tivemos (48). Cuidamos do nosso associado proporcionando conexões com investidores, corporações e governos”, disse.
Nova fase
Uma das novidades da Abstartups está no comando da atuação do grupo Startup20. A cúpula reúne representantes das startups da economia do G20 para encontros e discussões do ecossistema. No próximo ano, o Brasil será a sede dos encontros do G20. Projetos como o próprio CASE e StartupOn também serão mantidas pela nova gestão.
A mudança no alto comando da Abstartups também ocorre pouco mais de dois meses depois que a entidade demitiu cerca de 30% do seu quadro, conforme reportou o portal Startups. Ainda em maio, a associação publicou um comunicado em sua página de transparência para detalhar as medidas tomadas em meio ao cenário adverso para o ecossistema de startups.
Leia também:
Eduardo Lopes, do Nubank, é o novo presidente da Zetta
Diego Perez é reeleito presidente da ABFintechs
Ingrid Barth, do Linker, será a primeira mulher a presidir a Abstartups