A dança das cadeiras continua na Stone. Na noite de sexta-feira (26), a fintech anunciou a promoção de Mateus Scherer (foto) ao posto de CFO, até então ocupado de forma interina por Silvio Morais. A companhia anunciou também que Augusto Lins deixará a presidência e passará a exercer um papel de sênior advisor do negócio. As mudanças entram em vigor em 1º de julho.
Na Stone desde 2015, Mateus ocupou vários cargos em áreas como tesouraria, planejamento e análise financeira, alocação de capital e projetos estratégicos. Desde abril do ano passado, atua como vice-presidente de finanças. Além disso, ocupou um cargo no conselho de administração entre maio de 2021 e abril de 2022, assim como atuou no comitê de finanças.
“Estamos muito felizes em promover o Mateus ao cargo de CFO. Ele tem uma longa história com a Stone e tem sido uma peça fundamental nos esforços da companhia em equilibrar forte crescimento com rentabilidade. Como CFO, Mateus irá desempenhar um papel fundamental na empresa liderando a contínua disciplina financeira, ganhos de eficiência e alocação inteligente de capital”, afirmou Pedro Zinner, CEO da Stone, em comunicado.
O executivo — que assumiu o comando da empresa em abril — agradeceu, ainda, as “inestimáveis contribuições” de Augusto à companhia nos últimos dez anos. “Ele desempenhou um papel crucial no desenvolvimento das primeiras iniciativas da empresa em frentes como operações e vendas, bem como na cultura centrada no cliente. Augusto continuará sendo um senior advisor próximo da companhia nessa próxima fase de crescimento.”
A Stone divulgou, ainda, que seu comitê de finanças e riscos será dividido em dois. Silvio Morais retornará à sua posição no conselho de administração e ficará à frente do comitê de finanças, que também incluirá Thiago Piau (ex-CEO) e Diego Fresco. Já o comitê de riscos será liderado por Patricia Schindler e composto por Luciana Aguiar e Conrado Engel.
Movimentações
Nos últimos meses, a Stone tem feito mudanças no alto escalão, assim como na composição do board. Em abril, por exemplo, a adquirente anunciou Luiz André Barroso, ex-vice-presidente de engenharia do Google, como novo membro do conselho.
Também no mês passado Pedro Zinner assumiu oficialmente como CEO da companhia, em substituição a Thiago Piau, sócio da adquirente desde 2013 e CEO desde o final de 2017.
A intenção da Stone, enfatizada em encontro recente de Pedro com um grupo de jornalistas, é ser uma ‘big tech’ brasileira, sem perder a essência de startup. Essa visão de futuro envolve conectar cada vez mais os negócios de serviços financeiros e software — esse último construído a partir da aquisição da Linx, em 2020.
Leia também:
Rodrigo Cury deixa o BTG Pactual e vai liderar banking na Stone
Pedro Zinner, ex-Eneva, será o novo CEO da Stone