INFLUÊNCIA

Anitta 'troca' Nubank por Mercado Pago; banco digital faturou R$ 24 bi no Brasil em 2024

Sem citar diretamente o Nubank, cantora disse que o relacionamento com o banco digital anterior "não estava rendendo"

Anitta, nova embaixadora do Mercado Pago
Anitta (no centro da foto) é a nova embaixadora do Mercado Pago | Imagem: Danylo Martins

A disputa entre Mercado Pago e Nubank, dois dos maiores bancos digitais do Brasil, acaba de ganhar uma nova jogada de marketing. A cantora Anitta, que chegou a vestir a “camisa” roxa em 2021 e 2022, agora passa a estampar o amarelo da fintech do Mercado Livre. A artista pop e empresária se tornou a embaixadora oficial da instituição financeira no Brasil e garota-propaganda da marca. O valor e o período do acordo não foram revelados.

Durante evento nesta terça-feira (22/4) no Mercado Livre Arena | Pacaembu, com participação da própria Anitta, o Mercado Pago também anunciou alguns números para demonstrar o tamanho do negócio no Brasil e na América Latina.

Atualmente com mais de 61 milhões de usuários ativos na América Latina, o Mercado Pago está presente em oito países na região. No Brasil, por exemplo, o banco digital faturou cerca de R$ 24 bilhões em 2024, informou o vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no País, André Chaves. Ele citou, ainda, que a base de usuários no Brasil cresceu 31% no último ano – a empresa não abre o tamanho total de clientes no País.

Ainda no Brasil, os gastos com cartão de crédito cresceram 138% em 2024 na comparação com o ano anterior. Já os ativos sob gestão – o que inclui depósitos em conta, aplicações em fundos e CDBs – mais do que dobraram no mesmo período.

De acordo com o executivo, dos R$ 34 bilhões que o Mercado Livre prevê investir este ano no Brasil, “grande parte” será destinada para o negócio do Mercado Pago. “Só em produtos e tecnologia, temos investido bilhões e bilhões todos os anos no Brasil”, disse. “Os números são grandes, mas a ambição é maior ainda. Estamos só no começo.”

Ambição

Como tem falado há alguns anos, a ambição do Mercado Pago é ser o maior banco digital da região. Não há um prazo para isso, pelo menos não anunciado publicamente. Há exatos dois anos, a fintech chegou a declarar querer ser em 2025 um dos três maiores bancos digitais do Brasil.

Questionado pelo Finsiders Brasil sobre essa meta, André disse que em quase todas as métricas a instituição “já alcançou, já está lá”. Conforme o executivo, o Mercado Pago vem crescendo muito mais forte do que os demais bancos digitais. “Temos visto isso no crescimento da carteira de crédito, nos ativos sob gestão, no NPS, que é um indicador de retenção. Queremos ser a primeira escolha na migração do cliente que sai de um banco tradicional.”

Contexto

Em junho de 2021, Anitta foi anunciada como sócia e conselheira do Nubank. Já em agosto do ano seguinte, a artista deixou o conselho da fintech e se tornou embaixadora global da marca. Não se sabe, porém, até quando ela manteve contrato com o banco digital do cartão roxo. Sem citar diretamente o Nubank, Anitta disse que terminou o relacionamento com o banco digital anterior há algum tempo. “Não saí de um para o outro”, enfatizou.

De lá pra cá, disse ter feito muita “pesquisa” em busca do “melhor” para o seu público, até que assinou com o Mercado Pago. E no contrato dessa nova “união”, os termos serão um tanto diferentes. Anitta não terá uma participação no capital da empresa, nem será conselheira, porém ressaltou que se sente “com muito mais voz para opinar”. Para ela, isso é “muito mais importante do que títulos ou rótulos”.

Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago, concordou com a artista. “Queremos a voz da Anitta com a gente, a opinião dela, o que ela conhece do que os brasileiros querem. É uma relação efetivamente de ganha-ganha. E não é sobre nomes ou cargos”, afirmou a executiva.

‘Roxo de vontade’

Ao contrário das relações amorosas, raramente Anitta troca de marcas parceiras, brincou a artista. “Normalmente são parcerias longas”, disse. “E quando fui começar esse novo relacionamento com um banco para apresentar para o meu público, quis garantir que tivesse realmente vantagens ainda melhores, muito mais legais”. Para ela, a “personalidade” do Mercado Pago tem tudo a ver com sua personalidade e carreira.

Na campanha que estreia hoje, Anitta também ironizou a relação com o Nubank no começo e no final do vídeo [veja abaixo]. “Meu relacionamento com meu banco digital não estava rendendo”, disse na abertura. E depois de apresentar o novo rendimento de 112% do CDI dos Cofrinhos do Mercado Pago, a cantora voltou a cutucar o banco digital do cartão roxo: “Vai ficar aí roxo de vontade? Vem com a patroa.”