O Nubank anunciou nesta terça-feira (16) que fará um aumento de capital de US$ 100 milhões na Nu México, sua subsidiária no país latino. Com isso, a instituição elevará o investimento na operação mexicana para mais de US$ 1,4 bilhão. O México é o segundo maior mercado do banco digital, atrás do Brasil.
A ampliação do investimento ocorre quase seis meses depois que a empresa informou ter solicitado uma licença bancária junto ao regulador local. Em 2020, o Nubank definiu o México como mercado prioritário em sua expansão internacional.
“Este fortalecimento financeiro não apenas consolida nossa posição no mercado, mas também envia uma mensagem clara sobre nosso compromisso de permanecer na vanguarda”, diz Cristina Junqueira, COO e cofundadora do Nubank, em nota.
A fintech chegou ao México em 2019. Atualmente, é a maior Sociedad Financiera Popular (Sofipo) do setor em número de clientes. De acordo com a instituição, seu capital contábil representava quase 51% de todo o setor até março de 2024. Em janeiro deste ano, o Nu México atingiu 5,5 milhões de clientes.
Evolução
O portfólio de produtos da instituição inclui conta digital, cartão de crédito e empréstimos pessoais. No primeiro trimestre deste ano, o Nu México lançou novas funcionalidades, entre eles, envio de dinheiro dos Estados Unidos para o México, pagamentos por meio do Dimo — plataforma do Banco do México — e depósitos em dinheiro em qualquer caixa da rede varejista Soriana.
“Estamos trabalhando para oferecer aos nossos clientes uma nova possibilidade: congelar o dinheiro de suas ‘Cajitas’ (as ‘caixinhas’ do México) para acessar retornos fixos por um período pré-determinado. Nosso plano é começar a testar essa nova opção nos próximos meses”, diz Iván Canales, diretor-geral do Nu México. A instituição também vai explorar alternativas para compreender os hábitos financeiros de seus clientes por meio de linhas de crédito com garantia.
Ainda neste mês, o Nubank captou um empréstimo de US$ 150 milhões com o International Development Finance Corporation (DFC, na sigla em inglês) para reforçar a operação na Colômbia. Por lá, a fintech encerrou 2023 com 800 mil clientes e, no início deste ano, abriu a lista de espera para a sua Cuenta Nu. Ao todo, o Nubank soma 94 milhões de clientes — 87,8 milhões no Brasil.