REGULAÇÃO

No Open Finance, Nubank defende avanços em pagamentos e portabilidade de crédito

Com 85 milhões de clientes no Brasil, banco digital soma mais de 13 milhões de consentimentos ativos no ecossistema

Dos atuais 42 milhões de consentimentos ativos no Open Finance, mais de 13 milhões (ou cerca de 30%) são do Nubank. O banco digital, com 85 milhões de clientes no Brasil, é o maior receptor e transmissor de dados no ecossistema, e se diz otimista com a evolução do ambiente. Para 2024, a fintech defende avanços na temática de pagamentos com a entrada em vigor de recursos como transferências inteligentes, transações recorrentes e a jornada sem redirecionamento na iniciação de pagamento.

Na próxima quinta-feira (1º), o sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) completa três anos. De fevereiro de 2023 para cá, por exemplo, a quantidade total de consentimentos ativos praticamente dobrou — de 22 milhões para 42 milhões. Com o maior volume de chamadas de APIs, o Nubank fica à frente de grandes bancos como Itaú e Bradesco, além de outras fintechs como Mercado Pago e PicPay

“Em três anos, foram mais de 54 bilhões de chamadas de APIs da fase 2 no sistema como um todo. Mas grande parte desse volume está concentrado no último ano ou 1 ano e meio. Já em iniciação de pagamento [que integra a fase 3], são mais de 54 milhões de chamadas de APIs. Estamos no começo, principalmente no tema de iniciação”, afirmou Luciana Kairalla, general manager de Open Finance no Nubank, em evento com jornalistas nesta terça-feira (30).

Na visão do banco, a agenda de pagamentos no Open Finance tem potencial para evoluir ao longo de 2024. Isso inclui a jornada de iniciação de pagamento sem redirecionamento — ainda sem data —, assim como as soluções de pagamentos recorrentes e transferências inteligentes (também chamadas de sweeping accounts).

Transferências inteligentes e portabilidade

No caso dessas duas últimas, a expectativa no ecossistema é que entrem em vigor em abril deste ano. Os pagamentos recorrentes vão permitir programar transações com valores fixos para um recebedor — por exemplo, aportes mensais em um fundo de investimento. Já com as transferências inteligentes, será possível tornar automática, com um só consentimento, determinada operação entre contas de mesma titularidade. Um caso é “cobrir” a conta quando ela fica no negativo. 

Em relação à jornada sem redirecionamento, o Nubank entende o assunto como “prioridade” e defende um avanço, se possível, ainda no primeiro semestre do ano. “Hoje, quando o cliente faz uma iniciação, existe a dupla autenticação, o que gera certa fricção ou torna a experiência do usuário menos fluida. Somente a primeira transação deveria ter essa dupla autenticação, sem precisar do redirecionamento a cada operação”, disse Leticia Novaes, especialista de assuntos regulatórios relacionados a Open Finance no Nubank

O banco digital também enxerga espaço para o tema de portabilidade de crédito via Open Finance avançar em 2024. Atualmente, com o compartilhamento de dados de empréstimos, são permitidas apenas consultas e não o processo completo de migração das operações entre uma instituição e outra. 

Casos de uso

Segundo Luciana, o fato de mais e mais clientes compartilharem os dados de outras instituições com o Nubank é um “voto de confiança” no banco. De acordo com uma pesquisa da companhia, 77% dos clientes se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com as soluções de Open Finance oferecidas pelo Nubank. Já outro levantamento interno mostra que quase metade (47%) ficaria muito desapontada caso um desses produtos deixasse de existir, enquanto 30% ficariam desapontados. 

Um dos recursos disponibilizados pelo banco é uma tela no aplicativo que traz informações sobre saldo e histórico de transações de contas em outros bancos, cujos dados foram compartilhados com o Nubank. No total, são cerca de 8 milhões de acessos por mês a essa tela no app. Além dessa ferramenta de gestão financeira e agregação de contas, o banco também possibilita ao cliente trazer dinheiro das demais instituições, usando a iniciação de pagamento via Pix.  

Os serviços incluem, ainda, alertas para situações em que os usuários têm algum dinheiro parado na conta ou quando estão no cheque especial em outro banco, por exemplo. “Em muitos casos, o cliente até tem saldo no próprio Nubank”, cita Luciana. Em 10 meses desde o lançamento dessa funcionalidade, o banco digital já permitiu aos clientes economizarem R$ 6,4 milhões em juros. 

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